• Topo Saude
  • Topo Ações Socio culturais
AÇÕES SOCIAIS
  • Fazer o bem é a essência de cada uma das atividades desenvolvidas pela Santa Casa da Bahia. Entre elas, as Atividades Sociais e de Promoção de Cidadania se destacam, pois alcançam o mais profundo sentido de solidariedade. Elas atendem comunidades de Salvador, atuando na educação, formação profissional e exercício da cidadania. Um conjunto de serviços realizados com muito profissionalismo, amor e dedicação, e que vem fazendo a diferença na vida de milhares de baianos.

     

  • Como Aplicamos as Doações
imagem doacao
 
 
 

TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS

brasil
BANCO DO BRASIL
bradesco
BANCO BRADESCO
santander
BANCO SANTANDER
Ag. 3429-0
Conta: 6708-3
Ag. 2864
Conta: 1511-3
Ag. 3041
Conta: 13000867-5

CNPJ: 15.153.745/0001-68

Faça aqui sua doação

Ao preencher o cadastro e efetuar o pagamento pelo PagSeguro, você estará fazendo uma doação única. Para se associar às ações da Santa Casa da Bahia e tornar-se um doador regular, entre em contato com a nossa Central de Doações pelo telefone 71 2203-9600 ou através do e-mail centraldedoacoes@santacasaba.org.br

Nome Completo:
CPF:
Data Nascimento:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Email:
Tel. Celular:
Tel. Residencial:
Valores para Doação:
Outros

pagseguro2

Para doar outros itens como produtos de higiene pessoal, limpeza, roupas, alimentos, brinquedos, equipamentos, etc. entre em contato com a Central de Doações:
Tel.: 71 2203-9600. E-mail: centraldedoacoes@santacasaba.org.br

 

Projetos Sociais

  •  

    Centros de Educação Infantil (CEIs)

    Centros de Educação Infantil (CEIs)

    A Santa Casa da Bahia é responsável pela criação e administração de sete Centros de Educação Infantil (CEIs) – seis no Bairro da Paz e um no bairro de Nazaré – espaços nos quais 800 crianças são atendidas.

    Com idade entre 2 e 5 anos, os pequenos recebem educação de qualidade em regime integral e quatro refeições diárias orientadas por nutricionistas. Contam também com acompanhamentos psicológico e atendimento odontológico.

    ULD 0341

    Os Centros de Educação Infantil mantidos pela Santa Casa da Bahia são considerados modelos de gerência e qualidade para as demais instituições de ensino infantil da cidade. Além disso, os CEIs, pela sua característica filantrópica, são beneficiados através de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação, que repassa recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

    ULD 9714

  •  

    Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Bairro da Paz, a Santa Casa da Bahia inaugurou, em 2009, o Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação. Através de diversos serviços de apoio e qualificação, o espaço promove acesso a formação profissional, geração de emprego e renda, educação para cidadania, cultura e lazer, para crianças, jovens e adultos moradores da comunidade, totalizando cerca de 2.700 pessoas atendidas por ano. A estrutura do Avançar conta com laboratórios de informática, sala de costura e de beleza, salas de aula para oficinas e outras atividades, cozinha pedagógica, auditório com capacidade para 160 pessoas, refeitório, salas de atendimento e uma biblioteca, que possui um acervo de mais de 3 mil volumes e é aberta diariamente.

     

    Cursos Profissionalizantes

    Cursos Profissionalizantes

    A chance de aprender uma profissão pode fazer toda a diferença na vida de alguém. A Santa Casa da Bahia trabalha para valorizar habilidades e desenvolver competências dos participantes oferecendo cursos de formação de costureiras, marceneiros, eletricistas, maquiadores, pintores de obras civis, recepcionistas, auxiliares de cozinha etc., todos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-BA).

    Parceria com o SENAC:

    • Auxiliar Administrativo
    • Auxiliar de Cozinha
    • Aperfeiçoamento em Costura
    • Maquiador
    • Porteiro e Vigia
    • Recepcionista
    • Rotinas de Escritório

    Parceria com o SENAI:

    • Costura industrial
    • Eletricista
    • Marceneiro
    • Pintor de Obras Civis

    Coletivo Jovem

    Coletivo Jovem

    O Coletivo Jovem, patrocinado pela Coca-Cola, é um projeto que apoia os jovens em seus projetos de vida a médio e longo prazo. A unidade, localizada no Avançar (Bairro da Paz), oferece cursos profissionalizantes e preparatórios para 150 pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.

    Durante as atividades, os participantes assistem a aulas de empregabilidade e relacionamento, palestras de profissionais de grandes empresas e participam de simulações de dinâmicas e entrevistas. Após esse período, são encaminhados para processos seletivos diversos.


    Escola de Informática e Cidadania

    Escola de Informática e Cidadania

    A Escola de Informática e Cidadania (EIC) é responsável pela formação de crianças (a partir dos 7 anos), jovens e adultos, além de oferecer capacitação para o público da terceira idade. São cursos nas áreas de informática básica e redes de manutenção.

    A iniciativa visa propiciar o uso da tecnologia para transformação social, estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. A Escola também oferece curso de desenho livre, um dos pré-requisitos para a participação nas aulas de web design. Desde a sua fundação, em 2004, a escola foi responsável pela formação de quase 4 mil estudantes, com uma média de 320 alunos por semestre.

    Todos os cursos são realizados em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), organização social que usa a tecnologia para transformação social, existente em 842 localidades em 15 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, Venezuela, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.


    Banda Sinfônica e Coral da Paz

    Banda Sinfônica e Coral da Paz

    Cerca de 130 crianças, com idade de 8 a 18 anos, fazem parte da Banda Sinfônica e do Coral da Paz, formações do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) mantido no Bairro da Paz pela Santa Casa da Bahia e o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Formada em 2013, a Banda é uma grande formação musical de instrumentos de sopro e percussão. O grupo diferencia-se de uma orquestra por não conter instrumentos de cordas. Em 2014, a Banda Sinfônica deu fruto ao Coral da Paz, que acolheu meninos e meninas que inicialmente compuseram a Banda, mas que depois apresentaram o desejo de cantar.

    SCMBA DIA DE DOAR NO BAIRRO DA PAZ 136

    As instalações do NPO funcionam dentro do Programa Avançar e as atividades giram em torno do ensino musical, por meio da prática orquestral e coral, além de favorecer a mobilização comunitária para promover a difusão e o acesso à música.

    Dentre os integrantes, três jovens apresentaram habilidades especiais e se tornaram bolsistas em duas orquestras. Iuri Carvalho continua sua formação em fagote na Orquestra Castro Alves (OCA) e Marcos Davi da Silva segue estudando trompete na Orquestra Pedagógica Experimental (OPE). Recentemente, Talita da Luz da Silva também passou no teste da OCA.

    SCMBA DIA DE DOAR NO BAIRRO DA PAZ 111   SCMBA DIA DE DOAR NO BAIRRO DA PAZ 144

    Além de descobrir novos talentos, a iniciativa tem o objetivo de contribuir com ações culturais e, com isso, influenciar de forma positiva a realidade dos moradores da comunidade. Os jovens músicos já se apresentaram nos Teatros Castro Alves e Vila Velha, na Assembleia Legislativa da Bahia e em diversos eventos promovidos no Bairro da Paz e na Santa Casa da Bahia.


    Balcão de Justiça e Cidadania

    Balcão de Justiça e Cidadania

    Importante mecanismo de democratização do acesso à justiça, o Balcão de Justiça e Cidadania oferece serviços gratuitos para a comunidade do Bairro da Paz. A iniciativa é voltada à participação e entendimento na comunidade, bem como ao esclarecimento sobre direitos e deveres do convívio social.

    São realizadas audiências de mediações de conflitos e formalizados acordos, assim como orientações, encaminhamentos, fixação de pensões alimentícias e visitas, divórcios, separações judiciais, reconhecimento de paternidade, união estável e conciliações.

    Desde a inauguração do Balcão, em janeiro de 2007, já foram atendidas quase 15 mil pessoas, com uma média de 2 mil atendimentos por ano.

  •  

    Apoio Pedagógico

    O programa visa a melhoria da aquisição da linguagem de crianças que enfrentam alguma dificuldade de aprendizagem. As atividades são divididas em dois grupos: letramento, para alunos de 6 e 7 anos, com o objetivo de auxiliar na alfabetização; e Leitura de Mundo, para crianças de 8 a 11 anos, que busca desenvolver a interpretação de texto. Cerca de 100 crianças são beneficiadas pelo projeto.


    Qualidade na Terceira Idade

    Atendendo a uma média de 30 idosos no Bairro da Paz, o projeto busca desenvolver principalmente a memória e a autoestima, através da participação em atividades recreativas e de orientação, que estimulam a socialização e o aprendizado.

    As oficinas, realizadas semanalmente e inteiramente gratuitas, se dividem em alongamento e relaxamento, ritmo e coordenação motora, yoga, danças folclóricas, biodança, lambaeróbica, contação de histórias, fisioterapia dinâmica, percussão, acupuntura, capoeira, entre outras. Ao todo, são 33 oficinas desenvolvidas pelo Programa.


    Corpo e Movimento

    Fortalecer a identidade cultural de crianças através da dança, música e capoeira. Este é o objetivo do projeto Corpo e Movimento, que é aplicado junto às crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI) do Bairro da Paz. As atividades são incluídas na rotina diária dos 800 alunos, que têm de 2 a 5 anos de idade. Desenvolvido pela Coordenação de Projetos Complementares da Santa Casa da Bahia, o Corpo e Movimento é desenvolvido graças ao convênio da instituição com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

  •  

    Casa de Saúde Solange Fraga

    Casa de Saúde Solange Fraga

    Dotada de ambiente acolhedor, a Casa de Saúde Solange Fraga abriga crianças e adolescentes oriundos do interior da Bahia em tratamento contra o câncer e portadoras de cardiopatias no Hospital Santa Izabel. Neste espaço, que realiza 425 atendimentos por mês, pacientes e familiares ficam hospedados e recebem todo o apoio, durante o tempo que for necessário, até o tratamento ser finalizado.

    Na Casa de Saúde Solange Fraga, a criança tem a garantia que vai receber o tratamento proposto, além de atendimento integral para consultas, exames, medicamentos (não quimioterápicos), tratamento odontológico, pronto-atendimento e internação, tratamento quimioterápico e radioterápico em nível ambulatorial e suporte para a realização do pré-operatório e pós-procedimentos cardíacos.

    O espaço ainda oferece:

    • Hospedagem para pacientes e acompanhantes (40 leitos ativos);
    • Transporte para o Santa Izabel e para o terminal rodoviário;
    • Medicamentos complementares ao tratamento, conforme prescrição médica;
    • Acesso ao pronto atendimento do Santa Izabel em casos de emergência;
    • Seis refeições diárias para pacientes e acompanhantes;
    • Distribuição de cesta básica para as famílias em situação de vulnerabilidade social;
    • Acompanhamento pedagógico e aulas de música em parceria com a Secretaria Municipal de Educação;
    • Oficina de artesanato em parceria com as Voluntárias da Misericórdia;
    • Brinquedoteca.