A Instituição
A Instituição
A Instituição
Informativos

Info Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Ano 7 | Número 84
Período: Abril, Maio, Junho 2023

Palavra do provedor

Cuidar faz parte da nossa essência

Nossa Santa Casa demonstra saber navegar em ambientes corporativos dinâmicos. No último dia 28 de julho, foi realizado, na Pupileira, com a participação de Irmãos e colaboradores, o Encontro de Cultura Santa Casa, uma iniciativa que certamente dará impulso a um novo processo de crescimento e avanço institucional.

Somos uma entidade com 6 mil colaboradores. Cada um de nós chega aqui, todos os dias, para trabalhar e cuidar de gente. Essa Casa não fecha. Estamos sempre cuidando das pessoas. Essa é a nossa marca principal: resolver os problemas das pessoas.

Temos orgulho de fazer tudo bem-feito. Isto faz parte de nossa essência. Por isso estimulamos e valorizamos que todos atuem comprometidos fundamentalmente com os valores de nossa Instituição. Nossa Cultura é praticada no dia a dia. É como uma espécie de legado que nos guia no presente e futuro. O futuro não é destino, é o que se constrói.

Vamos em frente!

José Antônio Rodrigues Alves - Provedor
Cuidar faz parte da nossa essência

II Encontro de Cultura Santa Casa reúne colaboradores, gestores e membros da Irmandade para falar sobre a cultura institucional

A Gerência de Gestão de Pessoas (GGP) da Santa Casa da Bahia realizou, no dia 28 de junho, o II Encontro de Cultura Santa Casa, reunindo colaboradores, gestores e membros da Irmandade para falar sobre a cultura institucional.

O evento contou com palestra do consultor Louis Burlamaqui, que apresentou os resultados da Pesquisa de Cultura aplicada na Santa Casa da Bahia e as estratégias definidas, visando a longevidade da Instituição, baseada no propósito de cuidar.

O encontro também contou com uma apresentação feita pelo ator Ricardo Castro e por um músico violoncelista, que contou a história da Santa Casa da Bahia, ao longo dos seus 474 anos, ressaltando os valores da Instituição:
1. A gente gosta de gente;
2. Fazer bem-feito, sem desperdício e com segurança;
3. Juntos podemos mais.

II Encontro de Cultura Santa Casa reúne colaboradores, gestores e membros da Irmandade para falar sobre a cultura institucional

Santa Casa da Bahia realiza festa de São João para colaboradores

No último dia 21 de junho foi realizado o Arraiá da Santa Casa 2023, evento que acontece anualmente para colaboradores da Instituição.

A festa aconteceu no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, com a participação de colaboradores de todas as Unidades de Negócio da instituição, incluindo as unidades externas que são administradas pela Santa Casa da Bahia, a exemplo do Hospital Municipal de Salvador (HMS) e Hospital Municipal de Catu (HMC).

Além das barraquinhas de comidas típicas e decoração junina, o evento foi animado pelo forró de Herico Oliver e Noberto Curvêllo.

Santa Casa da Bahia realiza festa de São João para colaboradores

Santa Casa da Bahia tem quatro dias de ação em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

O setor de Meio Ambiente da Santa Casa da Bahia realizou quatro dias de ação em celebração ao Dia do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5 de junho. O objetivo foi conscientizar colaboradores e clientes sobre a importância da preservação ambiental e da utilização sustentável dos recursos naturais.

A ação foi realizada no Hospital Santa Izabel (HSI), no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Pupileira e também no supermercado Super Bompreço Nazaré, que fica ao lado do HSI, abordando também o púbico externo.

Durante a ação foi realizada uma dinâmica interativa com o público, através de um jogo de perguntas e respostas (Quiz ambiental) e premiação com brindes ecológicos às pessoas que acertaram o maior número de perguntas.

No HSI também foi realizada uma apresentação da Banda Sinfônica da Paz, formada por alunos do Programa Avançar que fazem aula de música com os professores dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA).

Também foi realizada uma instalação artística, no Salão Preto e Branco, mostrando o volume total de resíduos gerados no HSI por mês, o volume que é reciclado e o que é descartado.

Santa Casa da Bahia tem quatro dias de ação em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Museu da Misericórdia participa da 21ª Semana Nacional de Museus

O Museu da Misericórdia participou, entre os dias 15 e 21 de maio, da 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar".

Durante toda a semana, peças do acervo do Museu da Misericórdia, representativas da memória da saúde na Bahia, ficaram expostas no Memorial da Medicina Brasileira (MMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

No MMB, foi disponibilizada para visitação uma balança de precisão e, no MuNEAN, um almofariz de farmácia.

No dia 17 de maio também foi realizado um bate-papo sobre educação patrimonial, na Faculdade Santa Casa (FSC), abordando a importância da preservação do bem cultural, destacando o legado, história e espaço da memória. Os facilitadores da ação foram a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, e o técnico em restauro, Armando Neto.

Museu da Misericórdia participa da 21ª Semana Nacional de Museus

Novo robô cirúrgico estreia no HSI beneficiando três pacientes oncológicos

O Hospital Santa Izabel registrou um novo marco histórico com a estreia de um novo e moderno robô cirúrgico. É o Da Vinci X, que foi projetado para permitir a realização de cirurgias complexas utilizando abordagem minimamente invasiva e hoje beneficiou três pacientes oncológicos.

A cirurgia robótica - agora ainda mais fortalecida com a junção de força com a Oncoclínicas - oferece uma série de benefícios e facilidades tanto para a equipe médica quanto para o paciente. Uma das vantagens do novo equipamento é o endoscópio que pode ser fixado a qualquer um dos braços do robô, permitindo uma visualização em 3D de alta resolução da anatomia do paciente e possibilitando ao cirurgião fazer ressecções com muito mais segurança.

Este salto tecnológico do Programa de Robótica do Santa Izabel marca também a despedida do primeiro robô da Bahia, que estreou em 2019 alcançando a excelente marca de 1.810 cirurgias realizadas.

Novo robô cirúrgico estreia no HSI beneficiando três pacientes oncológicos

Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas ampliam tratamento oncológico na Bahia

O Grupo Oncoclínicas e o Hospital Santa Izabel (HSI) promoveram, no dia 17 de abril, um encontro que anunciou a ampliação do tratamento oncológico na Bahia e o funcionamento do primeiro Câncer Center da Bahia. A proposta é ofertar ao paciente linha completa de cuidado oncológico com alto padrão de tecnologia e excelência médica em um ambiente humanizado e acolhedor. Dentre as novidades, haverá reformas na estrutura e implantação do serviço de transplante de medula.

Dezenas de lideranças médicas prestigiaram o evento, no qual a importância do atendimento seguro e de qualidade aliado a um fluxo ágil entre os processos foi reforçada pelo Dr. Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas pelo Dr. William William, professor adjunto do MD Anderson Cancer Center e Pesquisador da UC San Diego, e por José Antônio Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.

Para a Dra. Clarissa Mathias, oncologista do Grupo Oncoclínicas/HSI, a ampliação da parceria é um passo importante para o tratamento oncológico na Bahia. “Estamos bastante animados com as novidades que estão por vir e a maneira em como elas irão impactar positivamente para os cuidados de cada paciente. Através da ampliação, poderemos dedicar um tratamento cada vez mais personalizado em um centro que já é considerado referência na capital baiana”, afirmou.

Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas ampliam tratamento oncológico na Bahia

Simpósio apresenta casos tratados no HSI e é destaque do 35º Congresso Baiano de Cardiologia

Cardiologistas que praticam a medicina por meio de minúsculos aparelhos inseridos no sistema circulatório do corpo através de cateteres estiveram reunidos no 12º Simpósio Satélite do Hospital Santa Izabel que, no dia 26 de maio, integra a programação do 35º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. O evento foi realizado no Centro de Convenções Salvador. Na ocasião foram apresentados e discutidos uma variedade de tópicos, com destaque para os tratamentos avançados de correção cardíaca realizados no Hospital Santa Izabel.

Muito prestigiado por profissionais e estudantes de medicina, o simpósio contou com a participação do diretor de Ensino e Pesquisa, Dr. Gilson Soares Feitosa, quer atuou como moderador dos casos apresentados pelos Drs. Joberto Sena, Adriano Dourado, Ricardo Peixoto e Thiago Pereira e debatidos pelos Drs. José Carlos Raimundo Brito, Gilson Feitosa Filho, Rilson Moitinho, Adna Keyne, Angele Mattoso, Alessandre Rabello e Marcus Andrade.

Simpósio apresenta casos tratados no HSI e é destaque do 35º Congresso Baiano de Cardiologia

Hospital Municipal de Salvador avança na qualidade e conquista Acreditação ONA nível Pleno

Acreditado ONA - Nível 1 desde novembro de 2021, e por demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua na gestão e pelo compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) alcançou no final do primeiro semestre deste ano a certificação “Acreditado Pleno - Nível 2”.

Restrita ainda a poucas unidades públicas de saúde do país, a acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

A conquista desse selo de qualidade envolveu um processo minucioso de avaliação e revisão de procedimentos e protocolos. Ele assegura a credibilidade do primeiro hospital público municipal da capital baiana e promove aos pacientes uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua.

Equipamento da Prefeitura Municipal de Salvador exclusivo para atendimento pelo SUS, o HMS funciona na Boca da Mata e é gerido pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, desde que foi inaugurado em abril de 2018.

Hospital Municipal de Salvador avança na qualidade e conquista Acreditação ONA nível Pleno

Cuidado integral e abordagem a patologias complexas são destaque da II Jornada de Pediatria

A difusão das melhores práticas, discussão de casos complexos e o ajuste dos cuidados médicos às diferentes fisiologias das crianças e ao seu desenvolvimento emocional foram alguns dos temas abordados hoje durante a realização da II Jornada de Pediatria do Hospital Santa Izabel (HSI). Bastante prestigiado, o evento reuniu alguns dos principais profissionais de assistência pediátrica do país.

A primeira fase da vida recebe uma atenção toda especial do Hospital Santa Izabel. “Foi uma oportunidade para mostrarmos o crescimento do Serviço Pediátrico do Santa Izabel, que já funciona há 18 anos e se consolidou também como referência no atendimento a patologias complexas e de difícil diagnóstico e evolução. Temos um complexo de atendimento multidisciplinar muito bem estruturado”, afirma Dra. Rita Mira, chefe da Pediatria.

Cuidado integral e abordagem a patologias complexas são destaque da II Jornada de Pediatria

Procedimento pioneiro é realizado no HSI para preservar fertilidade de paciente jovem

Procedimento cirúrgico experimental e inovador foi realizado no dia 5 de junho com sucesso e de forma pioneira no Norte Nordeste pelo Dr. Ronald Delgado, médico especializado em procedimentos minimamente invasivos (videolaparoscopia e robótica).

A intervenção foi realizada no Hospital Santa Izabel para preservar a fertilidade de paciente jovem com câncer no reto. O tratamento desse câncer consiste em sessões de radioterapia, seguidas de retossigmoidectomia. A radioterapia nesse local afeta os ovários, trompas e o útero, comprometendo a fertilidade e causando menopausa precoce.

Para preservar a fertilidade da paciente, o cirurgião utilizou uma técnica inovadora, que transfere os órgãos reprodutivos – ovário, trompas e útero - à parte superior do abdômen a fim de mantê-los intactos durante a radioterapia, que afetaria o útero da paciente e impediria um processo futuro de gestação. No final do tratamento, o útero, as trompas e ovários serão recolocados no local original. A transposição uterina é realizada em caráter de estudo experimental.

Durante a cirurgia, também foi utilizada outra técnica inovadora, desenvolvida pelo próprio Dr. Delgado para efetiva visualização ureteral intraoperatória, em tempo real, com uso de verde de indocianina e aparelho de vídeo com sistema de fluorescência infravermelha. Esta técnica de visualização reduz significativamente o risco de lesão ureteral.

Procedimento pioneiro é realizado no HSI para preservar fertilidade de paciente jovem
Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Portal Sou Santa Casa
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital