A Santa Casa da Bahia foi vencedora de duas premiações na IV edição do Prêmio Project Management Institute (PMI) Bahia Melhores do Ano 2023.
Em primeiro lugar, venceu o projeto “Automação do Fluxo de Aprovação de Notas Fiscais”, apresentado por Karla Aleluia, coordenadora da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTI), e da consultora Danusa Rochinski. Em segundo lugar ficou o projeto “Hospital Santa Izabel rumo ao Net Zero - Projeto Lavanderia Híbrida”, apresentado por Thiago Awad, engenheiro ambiental da Santa Casa da Bahia.
“Para a Santa Casa ser finalista com dois projetos e, por fim, ganhar o prêmio PMI Bahia demonstra que ela possui práticas de gerenciamento de projetos consistentes. Isso indica que a empresa valoriza a excelência no planejamento, execução e controle de projetos, o que pode resultar em maior eficiência, entrega de projetos dentro do prazo e do orçamento, além da satisfação dos envolvidos. O prêmio também reflete um viés da cultura organizacional voltada para a inovação, colaboração e a busca por resultados de alta qualidade”, afirmou a diretora corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra.
A premiação ocorreu durante o Seminário de Gestão, Projetos e Liderança (SGPL) 2023 e os projetos vencedores irão representar a Bahia no PMI Nacional.
Com objetivo de ampliar a cultura de privacidade e proteção de dados na Santa Casa da Bahia, foi realizado, no auditório Jorge Figueira do Hospital Santa Izabel (HSI), o "Santa Casa Privacy Day". Promovido pela Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC) da instituição, o evento contou com palestras de renomados profissionais do mercado da privacidade e proteção de dados.
A primeira palestra teve como tema “Incidente de segurança”, ministrada pelo advogado Fabrício Mota Alves, Data Protection Officer (DPO) certificado pela Universidade de Maastricht.
A segunda palestra teve como tema “Cultura e resiliência cibernética”, ministrada por Andrea Campelo, mestra em segurança da informação pela Royal Holloway University of London.
O evento também contou com debates mediados pela consultora Elba Vieira, doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Fabiani Borges, advogada, especialista em Direito Eletrônico e Compliance.
No dia 15 de agosto foi realizada uma visita técnica para acompanhamento das obras de restauro do Museu Da Misericórdia.
A obra de restauro é coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura Municipal de Salvador, com recursos do Ministério da Justiça, através da Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).
Na ocasião, estiveram presentes o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves; o diretor do Departamento de Políticas Públicas e Direitos Difusos do Ministério da Justiça, Tomaz Miranda; o Secretário Geral da Santa Casa da Bahia, Junot Barroso; o chefe de Divisão de Monitoramento de Projetos de Engenharia do Ministério da Justiça, o engenheiro Cesar Augusto; o gerente de Infraestrutura da Santa Casa da Bahia, Eduardo Araújo; a gerente de Captação de Recursos da Santa Casa da Bahia, Soraia Palmeira; a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar; a diretora de Captação de Recursos da Casa Civil, Ana Benvinda Teixeira Lage; a gerente de Contratos e Convênios da Casa Civil, Carolina Marques; o diretor de Projetos e Convênios da Sucop, Jorge Halla; o coordenador de Transferências Voluntárias da Caixa Econômica Federal, Arival de Morais Botelho Neto, e a representante da Caixa PMS, Rosana Cunha Sena.
A previsão de conclusão da obra é no primeiro trimestre de 2024, quando o museu será reaberto ao público.
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel confirmou mais uma vez a certificação máxima, selo diamante, pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista em parceria com o Instituto Qualisa de Gestão. Este selo de qualidade, restrito a poucos hospitais brasileiros, atesta o compromisso do hospital com a manutenção da excelência na gestão da assistência ao paciente.
Importante destacar que a Hemodinâmica do Santa Izabel é uma das mais qualificadas e demandadas do país tanto por pacientes do SUS quanto por operadoras de saúde suplementar, já tendo realizado mais de 122 mil procedimentos. Além disso, o HSI possui certificação como Centro Independente para realização de procedimentos Transcateter da Válvula Aórtica (TAVI). As certificações validam a competência técnica e segurança na prestação de um serviço ofertado em conformidade com protocolos e requisitos técnicos reconhecidos internacionalmente.
Os tratamentos para os distúrbios da próstata que afligem muitos homens idosos têm avançado muito na atualidade. No Hospital Santa Izabel (HSI), o destaque agora é a realização da enucleação prostática à laser (HoLEP), cirurgia minimamente invasiva para pacientes que apresentam Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) - aumento da glândula da próstata. Desde o início do mês, os pacientes estão sendo operados com excelentes resultados.
“Tem ocorrido tudo bem com as intervenções e estamos muito felizes com os resultados”, afirmou o cirurgião urológico Eduardo Café, chefe do Serviço de Urologia do Santa Izabel. No procedimento é utilizado laser para remover o tecido que bloqueia o fluxo de urina e um instrumento separado é usado para cortar o tecido da próstata em fragmentos facilmente removíveis. O procedimento também preserva o tecido removido para que possa ser examinado para câncer de próstata e outras condições de saúde.
“Mar, Pizza e Pets: A Caixa de Desejos de um Hospital Público. Programa realiza última vontade de pacientes em estágio terminal e aposta em novidades para alegrar quem sofre com internações prolongadas”. Estes foram o título e o subtítulo da reportagem publicada em 4 de julho último na Revista Piauí, uma das mais prestigiadas do país. A publicação enalteceu o Programa de Humanização do Hospital Municipal de Salvador, que é gerido pela Santa Casa da Bahia e vem reunindo uma série de ações de amplo alcance social. O acolhimento diferenciado também foi recentemente elogiado em reportagens publicadas no Jornal Hoje, da Rede Globo, e no Jornal do SBT, entre outros veículos da imprensa local e nacional.
O foco das reportagens foi o chamado Dia do Desejo, quando a equipe do hospital prepara um prato especial escolhido por cada paciente. As ações de humanização também acontecem nas unidades de internação pediátrica, contemplando todas as crianças. Elas incluem até a visita simpática de Mick Pet Terapeuta, um filhote de Golden Retriever de 2 anos, além de visita dos pacientes ao heliponto do hospital, de onde se tem bela vista da paisagem externa e do pôr do sol. “Essas ações fazem a diferença, não apenas para a pessoa que está sendo tratada, mas para a equipe também. E a própria família agradece", afirma o gerente médico do HMS, José Mário Meira Teles.
No primeiro Cancer Center da Bahia, a reconhecida expertise do Hospital Santa Izabel (HSI) se une à excelência do Grupo Oncoclínicas para proporcionar um cuidado completo e especializado, do início ao fim na jornada do tratamento oncológico. A qualificada equipe médica do centro especializado está comprometida em oferecer um acompanhamento integral, respeitando as necessidades de cada paciente e buscando seu bem-estar em cada passo da jornada assistencial.
O cuidado completo envolve oncogenética, cardio-oncologia e um serviço qualificado de controle da dor, considerada um sintoma persistente e incapacitante do câncer recorrente ou metastático.
A evolução na abordagem à doença está sendo acompanhada também por um acolhimento mais afetivo, com fluxos ágeis de atendimento e uma comunicação mais eficiente, envolvendo o apoio de equipe multiprofissional e concierges, que agilizam procedimentos, diagnósticos e tratamentos e propiciam ampla confiança na relação médico-paciente.
A Santa Casa da Bahia conta com uma casa de apoio em Salvador. É a Casa Solange Fraga, que fica no bairro da Saúde e oferta hospedagem gratuita e apoio social a crianças e adolescentes do interior do Estado que, em situação de vulnerabilidade social, estão em tratamento oncológico e cardíaco no Hospital Santa Izabel.
Para assegurar a continuidade do tratamento aos pacientes, além da hospedagem com alimentação, serviço de lavanderia e transporte para o tratamento hospitalar, a casa de apoio contempla as acompanhantes das crianças com o acesso a oficinas para geração de renda e terapias ocupacionais.
“Sempre digo aos meus parentes e as pessoas de minha cidade, Caculé, que aqui estamos em casa. Todo esse apoio tem me fortalecido a encarar com esperança o tratamento prolongado de meu filho de 9 anos”, disse Ana Carolina Souza Silva, uma das mães que recebe acolhimento no local. “Recentemente aprendi aqui a confeccionar sandálias e já estou comercializando a minha produção, o que tem contribuído muito neste momento de superação”, completa Ana.
Quem também elogia o funcionamento do local é Camila Veronica dos Santos, mãe de outro garoto que está hospedado na casa de apoio. Moradora de Ibirataia, ela conta que ter conseguido hospedagem em um local muito bem estruturado foi um divisor de água no atual processo de tratamento do filho. “Aqui todo mundo se ajuda e se fortalece. É um momento difícil no qual encontrarmos o devido apoio faz toda a diferença”, afirma.