O Hospital Santa Izabel (HSI) foi classificado entre os cinco melhores hospitais do Nordeste, os três melhores da Bahia e os 40 melhores do Brasil, no ‘World's Best Hospitals 2024’, da revista Newsweek. Subimos três posições em relação ao ano anterior.
É mais um reconhecimento para um hospital que segue trajetória de aperfeiçoamento contínuo e que, com capacitação permanentemente das equipes, atualização tecnológica e investimento em ensino e pesquisa, apresenta índices de qualidade esegurança compatíveis com as melhores instituições de saúde do mundo.
Segundo a publicação norte-americana, a classificação abrange 2.400 dos principais hospitais do mundo em 30 países, é baseada em pesquisa com mais de 85 mil especialistas médicos e considera métricas sobre satisfação e higiene do paciente e relacionamento paciente/médico.
“Esse novo reconhecimento reforça o nosso comprometimento com o padrão de excelência e amplia nossa determinação em seguir compartilhando conhecimento e multiplicando eficiência e trabalho dedicado para cuidar bem da saúde das pessoas. Essa é uma conquista que merece justamente ser compartilhada e creditada a cada profissional de nossa
Reconhecido pela qualidade e segurança no acolhimento resolutivo aos pacientes, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) completou, no dia 4 de abril, seis anos de bons serviços prestados à população e segue firme cumprindo com integridade sua missão de salvar vidas e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais saudável.
Instalado em uma das áreas mais populosas da cidade, na confluência entre Cajazeiras e Boca da Mata, o hospital é um equipamento da Prefeitura de Salvador administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e exclusivo para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 220 leitos, sendo 40 de UTI e 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Além disso, a população conta com um parque de bioimagem com ressonância e tomografia computadorizada e um hospital-dia para a realização de endoscopias e colonoscopias, entre outros procedimentos.
Desde que foi fundado, em abril de 2018, o hospital prestou 807.562 atendimentos, internou 60.258 pacientes, realizou 28.803 cirurgias, fez 645.893 exames de imagem e prestou 213.830 atendimentos ambulatoriais. Atualmente o HMS é responsável por, em média, 85% das regulações da UPAS e se mantém entre os hospitais que mais captam órgãos para doação na Bahia.
O Hospital Santa Izabel (HSI) anunciou, na última semana, que já iniciou as obras para ampliação da sua clínica de terapia infusional, situada na Unidade Álvaro Lemos, no bairro de Ondina, em Salvador. Referência em Medicina Osteoarticular e Reabilitação, e nas especialidades Reumatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Clínica da Dor, o espaço vai incorporar novos serviços e vai até ganhar um novo nome: Centro Médico Santa Izabel. A inauguração está prevista para o final deste ano.
Para celebrar a readequação na unidade, que traz novas perspectivas para o tratamento Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) em todo país, e debater sobre o tema, o Hospital Santa Izabel reuniu, no último dia 26 de março, a equipe de médicos gastroenterologistas, no restaurante Carvão, localizado na Sabino Silva, na capital baiana.
“O Hospital Santa Izabel está investindo na ampliação e readequação de sua unidade de terapia infusional, situada na Unidade Álvaro Lemos, em Ondina, para atender a um número maior de pacientes de forma segura, humanizada e acolhedora“, explicou a gerente técnica assistencial do HSI, Dra. Bárbara Sobral.
O Hospital Santa Izabel (HSI) trabalha incessantemente para melhorar a qualidade do tratamento oferecido a todos os pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral), segunda principal causa de mortalidade no mundo.
Este processo de aperfeiçoamento contínuo registrou agora novo feito relevante com a conquista da certificação do Programa Angels, depois de passar por criteriosa avaliação e ter os indicadores de atendimento emergencial monitorados por seis meses.
O Angels é uma iniciativa internacional que qualifica os centros de AVC e visa a melhoria de atendimento, fornecendo treinamento e capacitação com apoio da Organização Mundial de AVC e da Organização Ibero-americana de Doenças Cerebrovasculares.
As melhorias no HSI abrangeram a capacitação da equipe multiprofissional e envolveram todo o fluxo assistencial. O protocolo já está bem implementado, assegurando o cumprimento de indicadores internacionais para assistência ágil e
segura às vítimas de AVC.
O Hospital Santa Izabel (HSI) realizou, no final do mês de fevereiro, a cerimônia de formatura de 42 novos médicos especialistas, em solenidade que reuniu, no auditório Jorge Figueira, preceptores, coordenadores do Programa de Residência, diretores do hospital e parentes dos formandos. O ato, que consolida a vocação do Santa Izabel enquanto hospital de ensino, contou a com a presença do superintendente da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Eduardo Queiroz, que representou, na oportunidade, o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves.
A Residência Médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso do Programa de Residência do HSI, segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel, Dr Gilson Soares Feitosa, já soma algumas gerações de especialistas bem capacitados e é fruto também do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas.
As vagas de Residência disponibilizadas pelo Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia. Essa tradição de excelência na formação de especialistas médicos foi ressaltada também pelo superintendente Eduardo Queiroz. “Faço votos de enorme sucesso a cada um dos médicos que hoje concluíram essa etapa profissional fundamental e reforço que os 42 anos de sucesso do programa de Residência Médica do Santa Izabel merecem reconhecimento justo pela imensurável contribuição à saúde e o bem-estar das pessoas e pelo quão tem fortalecido a atividade médica na Bahia.”, completou.