Em setembro desse ano aconteceu a primeira “pega” de uma medula óssea através de um transplante realizado no Cancer Center Hospital Santa Izabel Oncoclínicas. O procedimento beneficiou uma paciente em tratamento de câncer no sangue. A médica hematologista e transplantadora, Suellen Riccio, explicou que a paciente passou por um transplante autólogo, ou seja, as células precursoras da medula óssea foram provenientes da própria transplantada. A infusão das células coletadas previamente foi bem-sucedida, após 11 dias de observação ocorreu a “pega da medula”.
“Agora podemos dizer que tivemos o primeiro transplante de medula óssea bem-sucedido no Centro de Transplantes do Santa Izabel”, afirmou a especialista, ressaltando que tratamento foi realizado de forma segura e humanizada e ocorreu conforme o esperado.
Essa grande conquista foi comemorada pela paciente, por seus familiares e pela equipe multiprofissional do novo Centro de Transplantes do hospital, inaugurado recentemente pela Santa Casa.
Considerada um marco para o tratamento especializado das doenças hematológicas na Bahia, a implantação da unidade de TMO oferta ao paciente o cuidado integral necessário. No total são 12 leitos dedicados, além de infraestrutura completa, com laboratórios e cuidados de enfermagem especializados, espaço humanizado de apoio aos acompanhantes e toda a retaguarda de um hospital de grande porte.
Ao inaugurar, no dia 26 de setembro, um moderno e bem estruturado Centro Médico no Rio Vermelho, na Rua Frederico Edelweiss 69, o Hospital Santa Izabel reforçou seu programa de Cuidado Contínuo, ofertando às empresas uma estratégia focada na atenção primária em saúde com tecnologia avançada para enfrentar um problema que não é novo e vem crescendo exponencialmente: o dos custos da saúde.
O novo centro oferta atendimentos presenciais, teleconsultas e teleatendimento 24 horas. “Com equipes profissionais qualificadas e toda a expertise do Santa Izabel”, disse o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, “Vamos garantir às empresas contratantes de nossos serviços e produtos equipes mais saudáveis, satisfeitas e produtivas”.
Ao lado do superintendente da Santa Casa, Eduardo Queiroz, e dos diretores do Santa Izabel, Mônica Bezerra e Ricardo Madureira, o provedor acrescentou que a Santa Casa tem cumprido importante papel histórico ao apresentar novas soluções para a sustentabilidade do setor saúde.
Com estrutura e equipe especializada, a nova unidade fortalece valor efetivo da atenção primária à saúde, favorece utilização mais racional de recursos em saúde e amplia a oferta de serviços e produtos para empregadores, operadoras de saúde e organizações em geral. “A partir do entendimento do mercado e daquilo que a sociedade quer e precisa, apresentamos novas soluções com base no conhecimento científico, na tecnologia, na experiência e análise de dados estratégicos e epidemiológicos”, afirmou o provedor.
A Faculdade Santa Casa (FSC) teve os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
O curso de Fisioterapia foi avaliado com a nota máxima, nota 5, e os cursos de Enfermagem e Psicologia tiveram a nota 4.
Dentre os critérios avaliados estavam a infraestrutura física, corpo docente, projeto pedagógico, organização didático-pedagógica, produção acadêmica e científica, condições de trabalho e apoio aos estudantes, inserção regional e impacto social.
"Estou muito feliz com o resultado do reconhecimento dos cursos de nossa faculdade, pois reflete todo o esforço, dedicação e qualidade do projeto que estamos desenvolvendo. Nosso próximo desafio é reconhecer o curso de Nutrição e avançar para mantermos a excelência na formação em saúde de todos os nossos alunos", afirmou o diretor-geral da Faculdade da Santa Casa, Caio Andrade.
A Santa Casa da Bahia lançou um novo Código de Conduta Ética da Instituição. O lançamento foi divulgado pelo gestor da Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC) da Santa Casa da Bahia, Renato Mendonça, durante o evento “Santa Casa Privacy Day”, realizado no início de agosto, no auditório Jorge Figueira do Hospital Santa Izabel (HSI).
O novo Código está disponível na intranet (Sou Santa Casa), para colaboradores, e também no site www.santacasaba.org.br na aba “A Instituição” > Governança, Riscos e Compliance > Programa de Compliance.
Além do texto, também foram disponibilizados vídeos, na plataforma interna de EAD, onde todos os colaboradores devem obrigatoriamente realizar o treinamento.
No dia 30 de julho foi realizado o III Encontro de Cultura Santa Casa, no Cerimonial Rainha Leonor. O evento, idealizado pela Gerência de Gestão de Pessoas (GGP), teve a primeira edição em 2021, voltado apenas para gestores da instituição. Dois anos depois, em 2023, o evento cresceu e reuniu aproximadamente 800 colaboradores.
Este ano, participaram aproximadamente 400 pessoas que puderam acompanhar a apresentação, projetos realizados e resultados do 1º Ciclo da Pesquisa de Cultura, além da implementação do Plano de Desenvolvimento da Cultura Organizacional (PDCO).
No mesmo dia, também foi realizado o lançamento do novo portal para colaboradores da Santa Casa da Bahia, o “Sou Santa Casa”.
A equipe de médicos residentes em cardiologia do Santa Izabel foi campeã do Desafio dos Residentes, competição que já se consolidou como uma das atrações de maior prestígio do Congresso Brasileiro de Cardiologia. Evento científico de grande prestígio e participação, o congresso alcançou este ano a 79ª edição e foi realizado entre os dias 20 a 22 de setembro em Brasília.
Esta competição, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), alcançou sucesso de público na transmissão online, ampliando o compromisso das novas gerações de especialistas em contribuir com o avanço da cardiologia no Brasil.
Por critérios da SBC, dois programas de cada região do país foram convidados a participar. Do Nordeste, foram a residência do Hospital Santa Izabel e outra de Pernambuco; ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Brasília e Santa Catarina.
De acordo com notícia veiculada no site oficial da SBC, a competição foi disputada intensamente. As equipes vencedoras de cada fase se enfrentaram em uma semifinal de altíssimo nível, onde o conhecimento em cardiologia foi desafiado de maneira profunda.
A participação do diretor-geral do Hospital Municipal de Salvador (HMS), Gustavo Mettig, no 3º Workshop do Instituto Brasileiro das Organizações de Saúde (Ibross), mais precisamente no painel “As boas práticas com inovação contribuem para a ampliação do atendimento ao SUS”, foi um dos destaques do evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas de Vitória, no Espírito Santo.
Reconhecido pela qualidade e segurança no acolhimento resolutivo aos pacientes, o Hospital Municipal de Salvador é um equipamento da Prefeitura de Salvador administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e exclusivo para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 220 leitos, sendo 40 de UTI e 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Além disso a população conta com um parque de bioimagem com ressonância e tomografia computadorizada e um hospital-dia para a realização de endoscopias e colonoscopias, entre outros procedimentos.