O Hospital Santa Izabel foi classificado entre os quatro melhores do Nordeste, os dois melhores da Bahia e os 40 melhores do Brasil, no ‘World’s Best Hospitals 2025’, ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. A publicação leva em consideração critérios para avaliação da qualidade e segurança em saúde, inovação tecnológica e satisfação do paciente.
É mais um reconhecimento para um hospital que segue trajetória de aperfeiçoamento contínuo e que, com capacitação permanentemente das equipes, atualização tecnológica e investimento em ensino e pesquisa, apresenta índices de qualidade e segurança compatíveis aos das melhores instituições de saúde do mundo. “Essa nova conquista merece ser compartilhada e creditada a cada profissional de nossa equipe. Parabéns a todos”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.
De acordos com os organizadores, a classificação é baseada em um extenso processo de avaliação, incluindo pesquisa online com especialistas do setor (médicos, gerentes de hospitais e profissionais de saúde), dados de experiência do paciente, métricas de qualidade hospitalar e uma pesquisa com pacientes.
Confira aqui o ranking: https://www.newsweek.com/rankings/worlds-best-hospitals-2025-top-250/brazil
Pioneiro ao trazer o robô para auxílio da prática médica na Bahia, o Santa Izabel (HSI) completou agora um marco importante em sua história ao celebrar seis anos de funcionamento do Programa de Cirurgia Robótica do hospital, que já contabiliza 3.010 procedimentos realizados com resultados promissores em termos de tempo de internação e recuperação sem intercorrência. Estas marcas alcançadas pelo Santa Izabel, em atuação conjunta com a Oncoclínicas, fortalecem o avanço na oferta de cuidados cirúrgicos minimamente invasivos, seguros e altamente qualificados.
O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a oferecer a plataforma robótica cirúrgica e registrou outro pioneirismo ao se tornar o primeiro hospital do Norte e Nordeste a ter dois robôs para auxiliar em cirurgias. “Nosso compromisso com o investimento contínuo em novas tecnologias contribui para que nossas equipes assistenciais ofertem os melhores e mais seguros resultados para os nossos pacientes”, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.
Ele destaca ainda que o alto desempenho das equipes profissionais, somado a uma estrutura hospitalar completa, contribui para que a plataforma robótica se destaque em meio ao atualizado arsenal tecnológico do hospital, auxiliando cirurgiões em intervenções minuciosas e precisas. A cirurgia assistida por robô oferta aos pacientes uma alternativa cirúrgica que normalmente inclui incisões menores, estadias hospitalares mais curtas, menos dor pós-operatória e um retorno mais rápido à função normal.
O Hospital Santa Izabel promoveu em 21 de fevereiro a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 48 médicos residentes que fizeram especialização na instituição. O evento foi realizado no Auditório Jorge Figueira. A Residência Médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. Sucesso dessa iniciativa no Santa Izabel já soma gerações de especialistas bem capacitados para atender as demandas da população.
Alcançar uma trajetória de reconhecido sucesso na área de ensino e formação de especialistas médicos, afirmou o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia José Antônio Rodrigues Alves, é uma conquista compartilhada por diversos protagonistas. Ela é fruto, segundo ele, do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas. “Ressalto o trabalho dedicado da Diretoria de Ensino e Pesquisa, sob a liderança do professor Dr. Gilson Soares Feitosa, que qualifica a assistência e projeta o Santa Izabel como importante centro de pós-graduação em serviço em diversas especialidades da medicina”, afirmou.
Já no dia 19 de março foi a vez da solenidade de formatura dos residentes do Hospital Municipal de Salvador (HMS), equipamento da Prefeitura de Salvador administrado pela Santa Casa. Na ocasião receberam a titulação 17 formandos. No total, o HMS já formou 40 residentes, contando com os concluintes deste ano.
O Hospital Santa Izabel (HSI) inaugurou em Ondina um completo Centro Médico especializado em Terapia Infusional, destinado ao tratamento de doenças imunológicas crônicas e raras. A nova unidade reforça a expertise do hospital em tratamentos inovadores, eficazes e sofisticados no cuidado de pacientes com artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, doenças inflamatórias intestinais, urticária crônica, asma grave, entre outras patologias.
Situada na Avenida Milton Santos, ao lado da Universidade Federal da Bahia, a unidade especializada reúne em um ambiente confortável e funcional médicos e equipe multidisciplinar especializados em prestar assistência segura e de qualidade, reduzindo os riscos relacionados à infusão intravenosa, e atendimento integrado para tornar o tratamento o mais conveniente possível.
Projetado para oferecer conforto e resolutividade, o novo centro conta com equipe médica integrada por especialistas reconhecidos na comunidade baiana pela segurança e eficiência no tratamento de doenças crônicas e raras. O novo centro apresenta ainda uma unidade dedicada à Saúde da Mulher, com foco em prevenção, longevidade e tratamento de doenças femininas, como endometriose e distúrbios hormonais.
A paciente conta com um corpo clínico especializado, integrado por ginecologistas, cardiologistas, mastologistas, endocrinologistas, dermatologistas, cirurgiões, e ultrassonografistas, além da equipe multidisciplinar com nutricionistas, especialistas em clínica da dor, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas para patologias urogenitais e profissionais de práticas integrativas.
Estruturado com as mais recentes tecnologias e soluções para dar suporte à prática clínica e à pesquisa avançada de abordagens mais personalizadas para o tratamento e diagnóstico do câncer, o Serviço Especializado em Medicina Nuclear do Hospital Santa Izabel (HSI) foi recentemente certificado como “Theranostics Centres of Excellence”.
Esta certificação pioneira no país, obtida em dezembro de 2024 pela instituição foi reforçada este ano pela European Association of Nuclear Medicine (EANM), após verificação de informações sobre a qualidade prestada no serviço de medicina nuclear, gestão do uso do material radioativo, treinamentos e o cuidado efetivo de radioproteção no serviço.
O Hospital Santa Izabel é o primeiro hospital brasileiro a alcançar tal distinção, conferida pela European Association of Nuclear Medicine a um restrito grupo de hospitais mundiais, líderes no desenvolvimento e avanço da combinação de diagnóstico por imagem e terapia direcionada para câncer e outras doenças. O teranóstico, diz a médica Adelina Sanches, especializada em medicina nuclear e responsável técnica pelo serviço prestado nesta área pelo Santa Izabel, já nos possibilita ofertar tratamentos com radiação que são adaptados à condição específica de cada paciente. “Este novo reconhecimento amplia o nosso orgulho e aumenta a nossa responsabilidade de estar na vanguarda de uma prática em rápido desenvolvimento em alguns dos principais centros de medicina nuclear do mundo”, acrescentou Adelina.
Meta de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 já foi alcançada este ano pelo Santa Izabel, hospital que integra a campanha “race to zero”, iniciativa global, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne empresas, cidades, instituições financeiras, educacionais e de saúde de todo o mundo para adotar medidas que reduzam suas emissões e atinjam a neutralidade climática até 2050, com base nos dados de 2020.
Ao antecipar em cinco anos a conquista dessa meta, o Hospital Santa Izabel mostra que é possível crescer e qualificar o serviço prestado à população e ao mesmo tempo ajudar o planeta. Nos últimos anos, o hospital, onde circulam diariamente quase duas mil pessoas, acelerou seus esforços, integrando tecnologia com um profundo senso de responsabilidade para reduzir os impactos da sua operação sobre as mudanças climáticas.
No dia 12 de março foi realizado, no Museu da Misericórdia, o projeto “Concerto Interativo - Contratenor Barroco aos Estilos Atuais”, um espetáculo de contratenores com ritmos de percussão.
Com o objetivo de difundir a música barroca para crianças e jovens, o projeto foi fomentado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Bolsa Pixinguinha, sendo realizado em três cidades: Ouro Preto (MG), Recife (PE) e Salvador (BA).
O concerto teve como público-alvo crianças de escolas públicas que puderam experimentar uma tarde lúdica e apreciar novos estilos musicais.
No último dia 13 de março teve início a IV edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, evento realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da instituição, com apoio da Faculdade Santa Casa (FSC).
A primeira palestra de 2025 teve como tema “Do Hospital de Caridade ao Hospital Santa Izabel. Quatro séculos de história da saúde na Santa Casa de Misericórdia da Bahia” e foi ministrada pela coordenadora do Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa da Bahia, a historiadora Rosana Souza.
As inscrições para as próximas palestras podem ser feitas através do site da Faculdade Santa Casa (faculdadesantacasa.edu.br). O ingresso, por palestra, custa R$40 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito. As vagas são limitadas.
A programação das palestras é divulgada no decorrer do ano, via e-mail e WhatsApp. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.
Quatro imóveis de propriedade da Santa Casa da Bahia, que datam do Século XVIII (1761), situados na Rua da Misericórdia, nº 1/3/5/16, no Centro Histórico de Salvador, irão sediar o evento de arquitetura Casas Conceito 2025, idealizado pela designer de interiores e especialista em marketing, Andrea Velame.
O lançamento da sétima edição da Casas Conceito foi realizado no dia 31 de março e a mostra de decoração e arquitetura acontecerá entre os dias 07 de setembro 9 de novembro deste ano.
O Casario da Misericórdia está inserido, desde 1983, em região reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).