Ser ético inspira e contagia. E o Programa de Compliance da Santa Casa da Bahia tem o objetivo de assegurar que toda a instituição esteja alinhada a princípios e valores de transparência e integridade, os quais estão refletidos em suas políticas, procedimentos de controle e normas internas. A cultura de conformidade deve ser absorvida por todos os colaboradores, de estagiários a diretores, amparada pelos seguintes pilares:
- O patrocínio (comprometimento) e apoio efetivo da Alta Administração.
- A estrutura de gerenciamento de riscos através da definição das políticas, da estrutura organizacional e das práticas implementadas para a identificação e classificação, avaliação, mensuração e o tratamento dos riscos (de Compliance e de outras naturezas), associados às atividades da organização.
- A elaboração e implementação do Código de Conduta e demais políticas orientativas, relacionadas com as atividades e os processos relevantes da instituição.
- A implementação de estrutura de controles internos compatíveis com a natureza, o porte e a complexidade das atividades da organização.
- A elaboração e implementação de um programa sistematizado e permanente de comunicação e treinamento que proporcione a inserção da cultura de Compliance em toda a estrutura da instituição.
- A implementação de mecanismo que proporcione o reporte anônimo (canal de denúncias) de eventuais condutas ou suspeitas de condutas indevidas.
- A implantação de estruturas e processos internos que permitam a investigação necessária para atender prontamente às denúncias de comportamentos ilícitos ou antiéticos.
- O estabelecimento de políticas e processos relativos à avaliação prévia (antes da contratação) de parceiros – due diligence.
- O estabelecimento de políticas e processos relativos à auditoria/monitoramento e melhoria constante do Programa de Compliance.
Acesse:
Código de Conduta Ética
Política Anticorrupção
Cartilha sobre Assédio Moral
Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades
Política Institucional sobre Sistema de Gestão de Denúncias