A Semana Santa tradicionalmente é marcada por atos de devoção e renovação da fé, por isso, com objetivo de enriquecer ainda mais esse momento de reflexão religiosa, o Museu da Misericórdia, espaço cultural da Santa Casa da Bahia, abriu as portas para receber a exposição Votos de Fé, que traz curiosidades e mostra a relação entre o homem e suas crenças.
As 70 peças, que ficarão expostas até o dia 30 de abril, fazem parte do acervo do colecionador Gilberto Sá, irmão e membro do Conselho Definitório da Santa Casa.
“A exposição Votos de Fé veio em um momento muito propício, que é a Semana Santa. É importante para pontuar que temos que ter fé e respeitar todas as formas de demonstração deste ato. Essa é a proposta da mostra”, explica a coordenadora do Museu da Misericórdia, Jane Palma.
A diretora de Ação Social e Cultura da Santa Casa, Lise Weckerle, também destacou e contextualizou o lado plural da exposição. “Votos de fé não são uma coisa da Igreja Católica. Eram usados desde a época dos pagãos que, quando recebiam a graça, davam alguma coisa em agradecimento”, conta.
“Esta exposição abre a oportunidade para que outros colecionadores apresentem seus acervos no Museu da Misericórdia, esperamos receber muitas outras coleções”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes. A aprovação dos projetos propostos estará condicionada a uma avaliação histórica e estética, feita pela equipe especializada do Museu.
Abertura
Pesquisadores e museólogos também participaram do evento de abertura da exposição realizado na quinta-feira (26). A coordenadora do museu Afro – Brasileiro da UFBA, Graça Teixeira, pontuou o status conferido às peças. “Um detalhe riquíssimo nesta exposição é que ao ex-voto nunca foi conferido um título de arte. Com esta exposição estes objetos saem do lugar comum e alcançam status de patrimônio e de obra de arte”, disse.
Já o coordenador do Museu de Arte Sacra, Francisco Portugal, destacou a religiosidade e o período da mostra. “Esta discussão é muito pertinente, principalmente com a proximidade da Semana Santa. Estes objetos expostos traduzem a referência de fé que é muito forte na nossa religiosidade. A exposição está muito bem apresentada, levando em consideração a influência das culturas portuguesa, negra e indígena”, declara Portugal.
Serviço:
Evento: Exposição Votos de Fé
Data: 27 de março a 30 de abril
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 17h, e feriados, das 13h às 17h
Local: Museu da Misericórdia – Rua da Misericórdia, nº 6. Praça da Sé.
Valor: R$6 (inteira) e R$3 (meia).