8 de abril marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Diagnóstico tardio leva a óbito 50% dos pacientes com câncer

8 de abril marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Hoje, 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Na data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aumentam os alertas sobre a importância de lutar contra a doença através do diagnóstico precoce.

Segundo a médica oncologista do Hospital Santa Izabel, Lívia Andrade, a descoberta da doença em estágio avançado pode levar a óbito 50% dos pacientes com câncer.

“Podemos mudar essa estatística através do diagnóstico precoce, que permite a cura em até 90% dos casos. Além disso, ingerir fibras, frutas e verduras, praticar atividade física regular, submeter-se a exames de rotina preventivos, evitar bebida alcoólica, fumo e radiação solar excessiva são alguns hábitos que podem impedir o aparecimento da doença”, descreve a médica.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o que mais incide entre os homens, sendo o de pulmão responsável pela maior taxa de mortalidade. Já nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum e o que mais mata.

“Mulheres sedentárias, que fazem reposição hormonal, nunca tiveram filhos, são obesas, fumam, bebem e possuem história familiar de câncer têm mais riscos de desenvolver a doença”, explica a médica.
Segundo ela, cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com a prática de atividade física e alimentação saudável. “A amamentação também ajuda a evitar casos de câncer de mama”, acrescenta.

Tratamentos – Com o avanço da medicina, tratamentos modernos permitem maior chance de cura com menos efeitos colaterais.

“Tivemos um grande avanço no tratamento das neoplasias, a exemplo da radiocirurgia para lesões cerebrais, evitando cirurgia aberta; a quimioterapia com drogas-alvo, que age exclusivamente nas células tumorais, causando menos efeitos colaterais; além da radioterapia com maior precisão, agindo diretamente no alvo e poupando tecidos sadios”.

Assistência especializada – Segundo maior centro de cirurgias oncológicas da Bahia, o Hospital Santa Izabel dispõe de completo aparato tecnológico e equipe multidisciplinar especializada para o diagnóstico e tratamento integrado de diversos tipos de câncer de maneira ágil e segura. Destaque para os modernos aparelhos de tomografia, ressonância magnética e PET-CT, que consegue detectar com precisão pequenas lesões, e o serviço de radioterapia, considerado um dos mais avançados do Norte-Nordeste.