Hospital Santa Izabel inaugura primeira UTP da Bahia

Unidade de Transição de Pacientes tem o objetivo de agilizar atendimento na emergência do Hospital, em casos de superlotação

Hospital Santa Izabel inaugura primeira UTP da Bahia

Foi inaugurada nesta quarta, 6 de maio, no Hospital Santa Izabel (HSI), a primeira Unidade de Transição de Pacientes (UTP) do Estado da Bahia. A unidade tem o objetivo de desafogar a emergência do Hospital e facilitar o fluxo do paciente cirúrgico em casos de superlotação.

O espaço possui 24 leitos, 16 para pacientes vindos do Pronto Atendimento e 8 destinados a pacientes oriundos do internamento com indicação de cirurgia, onde passarão pelo processo de preparo e encaminhamento para o centro cirúrgico.

Na ocasião também foram inauguradas outras novas unidades que funcionarão dentro da instituição. São elas: o Serviço de Curativos Especiais, o Laboratório de Análises Clínicas II, o Laboratório de Anatomia Patológica, as Salas de Treinamento e o Datacenter.

Durante o evento, estiveram presentes o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes; o subsecretário de saúde do estado da Bahia, Roberto Badaró; o superintendente de saúde do HSI, Eduardo Queiroz; o diretor Técnico-Assistencial do HSI, Ricardo Madureira, dentre outros.

“Comemoramos não só a inauguração de uma nova unidade, mas a qualificação do Hospital Santa Izabel. A UTP é um conceito inovador no Estado e a meta é que os pacientes não fiquem mais de 24 horas no Pronto Atendimento nem ultrapassem 72 horas de permanência na unidade de transição”, afirmou o diretor Técnico-Assistencial do HSI, Ricardo Madureira.

Investimentos – De acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, foram investidos 7,2 milhões na inauguração das novas unidades.

“Na UTP foram investidos 2 milhões, incluindo os equipamentos. A Santa Casa possui 466 anos e a cada dia que passa se moderniza. Nosso objetivo é prestar melhor assistência e oferecer um melhor desempenho para quem aqui trabalha”, disse o provedor.

“É preciso muito esforço e dedicação dos gestores para esse tipo de renovação. A Santa Casa está de parabéns”, elogiou o subsecretário de saúde do estado da Bahia, Roberto Badaró.