Termina nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, o prazo para fazer a inscrição online para o 25º Congresso Nacional das Santas Casas e para o XI Congresso Internacional das Misericórdias, que acontecem entre os dias 23 e 25 de setembro, em Salvador (BA). Após a data, as inscrições poderão ser feitas na Secretaria do evento, a partir do dia 23. No site www.cmb.org.br/congresso, é possível acessar também a programação científica final e as notícias referentes aos eventos.
Além da programação científica, está prevista uma programação cultural com apresentações e gastronomia típicas. No dia 23 de setembro, será realizada a cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades e lideranças do Setor Saúde.
A cerimônia será marcada pelo “jeito de ser baiano”, por meio das danças, manifestações folclóricas, música e gastronomia. Na programação, que começa às 19h, terá uma apresentação de projeto cultural, bênção do Arcebispo de Salvador, discurso de autoridades e apresentação de manifestações folclóricas da Bahia.
Confraternização
No dia 24 de setembro, será realizada uma confraternização no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira/Santa Casa de Salvador. A partir das 18h acontecerá na Igreja Nossa Senhora das Vitórias a Celebração Eucarística, com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Don Murilo Krieger.
Em seguida, a partir das 19h, terá a apresentação do Coral da Santa Casa da Bahia, apresentação do Trabalho de pesquisa internacional, projeto Brasil/Portugal sobre a Roda dos Expostos, celebração pelos 25 anos do Congresso Nacional das Santas Casas e a apresentação da nova diretoria da CIM.
A cantora Gilmelândia e banda vão animar a festa, cantando sucessos do Axé. Confira a apresentação do grupo e entre no clima!
Sobre a Pupileira – Cerimonial Rainha Leonor
Construída na década de 1840, a Pupileira é um complexo, pertencente à Santa Casa da Bahia. Ela abriga a Administração Central da instituição (Provedoria e toda sua estrutura), o Cerimonial Rainha Leonor, a Capela Nossa Senhora das Vitórias, o Centro de Educação Infantil Juracy Magalhães, a Central de Doações, o Centro de Memória Jorge Calmon e, futuramente, um Centro de Convenções.
A Santa Casa comprou o local que depois se tornou a Pupileira da Associação São Vicente de Paulo, em 1862, com o objetivo de abrigar as novas instalações da Roda dos Expostos, onde eram deixadas crianças enjeitadas. Quando inaugurado, o lugar foi chamado de Internato Nossa Senhora da Misericórdia, mais conhecido como Asilo dos Expostos. A Pupileira também possui uma mesa que tem o formato da letra M, confeccionada no século XIX, composta de mármore e jacarandá, na qual as crianças faziam as refeições diárias. O nome Pupileira vem do termo “pupilo”, derivado do latim “pupillus”, que significa “criança órfã”.
O coquetel será realizado no Cerimonial Rainha Leonor. O espaço reservado para o evento mede 662 m², com capacidade para 600 pessoas.
A Igreja
A missa celebrada por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acontecerá na Capela Nossa Senhora das Vitórias, que integra o Cerimonial Rainha Leonor. A capela abriga 250 pessoas.
A capela foi construída em dois anos, de 1874 a 1876, com doação anônima registrada pelo então Mordomo do Internato, Antônio de Lacerda (o mesmo que dá nome ao famoso elevador de Salvador). Trata-se de um prédio em estilo neo-gótico. O altar principal foi inspirado no Baldaquino da Basílica de São Pedro (Vaticano). O alpendre de ferro forjado na porta também é um destaque. Ainda abriga um jazigo com a ossada de duas filhas de Antônio de Lacerda.
Santa Casa da Bahia
A Santa Casa da Bahia tem grande importância na história de Salvador. Foi fundada no mesmo ano da cidade, em 1549, em uma modesta casa de taipa, ao tempo do então Governador-Geral do Brasil, Tomé de Sousa. Por cerca de 200 anos, foi a única entidade a prestar assistência à população baiana.
A evolução social, econômica, arquitetônica e cultural de Salvador passa por todas as unidades da instituição ao longo de 466 anos. Os provedores e benfeitores sempre foram personalidades importantes para a economia da cidade. Através da história da Roda de Expostos, pode-se reforçar a história social de Salvador. Por meio das edificações da Santa Casa, localizadas em diversos pontos da capital baiana, tem-se o registro dos estilos arquitetônicos através dos séculos.
A Santa Casa é uma associação beneficente de assistência social, que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil, inspirada nos ideais de misericórdia, por meio de suas diversas atividades.