13h24

‘A Botica dos Jesuítas e a coleção de receitas’ é tema de palestra no Museu da Misericórdia

Palestra está inserida na programação da Exposição 'A Botica no Brasil' que faz parte do Programa Primavera nos Museus

Compartilhe
Tamanho do Texto
‘A Botica dos Jesuítas e a coleção de receitas’ é tema de palestra no Museu da Misericórdia

A Botica dos Jesuítas e a coleção de receitas é o tema da palestra que será ministrada pela artista visual e pesquisadora Belinda Neves no dia 6 de outubro, terça-feira, às 14h, no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico. A palestra, que faz parte da programação da Exposição A Botica no Brasil – em cartaz no Museu até o dia 24 – é voltada principalmente para estudantes e profissionais das áreas de Farmácia e História, além de artistas plásticos, museólogos, antropólogos e outros interessados.

“A botica está intimamente ligada não apenas ao pensamento e à história dos Jesuítas, mas a toda uma época e faz parte da humanidade, desde a antiguidade, sendo inclusive a antecessora da Química dos dias atuais”, explica Belinda Neves. A palestra abordará o manuscrito Coleção de várias receitas, datado de 1766, e que pertence ao acervo do Arquivo Geral da Companhia de Jesus, em Roma. O documento reúne, além de fórmulas de medicamentos e ingredientes exóticos, os signos do zodíaco, os símbolos da alquimia, os quatro elementos e muitos outros fatores interessantes, como emblemas e o simbolismo animal. Há também o símbolo do ouropigmento, material utilizado com frequência na encarnação de imagens, simulando o sangue de Cristo.

“A botica tinha uma função social muito importante no Brasil Colônia e sua importância se mescla com elementos como a cura e a fé”, diz Belinda. Os medicamentos fabricados pelos jesuítas, a partir de receitas secretas, restritas apenas a algumas pessoas da Ordem, eram doados para os mais pobres, vendidos para os mais abastados, e a renda da venda era aplicada na compra de livros para as bibliotecas da Ordem, que é famosa nos dias atuais pelo acervo repleto de preciosidades em todas as áreas do conhecimento humano.

Sobre o Museu da Misericórdia
Situado no edifício cuja construção data do ano de 1697 e que já abrigou o Hospital e a Administração Central da Santa Casa, o Museu da Misericórdia foi inaugurado em 2006. Agregou ainda mais valor ao panorama artístico do Centro Histórico de Salvador – um dos principais pontos turísticos da cidade – e tornou-se um dos espaços culturais mais visitados da Bahia, com cerca de 50 mil visitantes por ano. Seu acervo conta com 3.874 peças, seculares e contemporâneas, classificadas em diversas categorias: alfaias, mobiliário, imaginária, paramentos, etc.

Serviço
O que: Palestra A Botica dos Jesuítas e a coleção de receitas
Data: 6 de outubro (terça-feira), às 14h
Local: Museu da Misericórdia – Rua da Misericórdia, nº 6. Centro Histórico
Preço: Ingresso para o Museu – R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital