Concerto de solistas será realizado no Museu da Misericórdia como atração do projeto ‘Concerto nas Igrejas’

Parte do conjunto arquitetônico da Santa Casa da Bahia, a Igreja da Misericórdia, no Centro Histórico, será o cenário do Concerto de Solistas, próxima atração do projeto Concerto nas Igrejas, a ser realizado nesse domingo, 11, a partir das 11h. Conhecida pela beleza e importância histórica e cultural, a Igreja da Misericórdia, parte do Museu da Misericórdia, cuja construção data do ano de 1697, tem como destaque a azulejaria portuguesa que retrata as procissões feitas pela Santa Casa até o século XIX. O acesso ao concerto é gratuito.

No recital – que integra o programa Pelourinho Dia & Noite, da Prefeitura de Salvador –, se apresentam a mezzo soprano Vanda Otero e o tenor Carlos Eduardo Santos, acompanhados do pianista paraibano Hammurabi Ferreira, interpretando canções, duetos e árias de óperas dos compositores W. A. Mozart, Henry Purcell, G. F. Häendel, Franz Schubert, Richard Strauss, Francis Poulenc, Heitor Villa-Lobos e Waldemar Henrique.

O projeto tem o objetivo de reativar o circuito cultural do Pelourinho, possibilitando o acesso gratuito ao turismo religioso, atraindo visitantes e moradores da cidade, com o intuito de valorizar as basílicas como pontos culturais. As ações são coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador.

Sobre o Museu da Misericórdia:

Situado no edifício cuja construção data do ano de 1697 e que já abrigou o Hospital e a Administração Central da Santa Casa, o Museu da Misericórdia foi inaugurado em 2006. Agregou ainda mais valor ao panorama artístico do Centro Histórico de Salvador – um dos principais pontos turísticos da cidade – e tornou-se um dos espaços culturais mais visitados da Bahia. Seu acervo conta com 3.874 peças, seculares e contemporâneas, classificadas em diversas categorias: alfaias, mobiliário, imaginária, paramentos etc.

O que: Concerto nas Igrejas

Quem: mezzo soprano Vanda Otero, tenor Carlos Eduardo Santos e pianista Hammurabi Ferreira

Quando: 11 de outubro, das 11h às 12h

Onde: Igreja da Misericórdia – Rua da Misericórdia, nº 6. Centro Histórico.