Em ação de apoio à campanha Outubro Rosa, a Santa Casa da Bahia vai promover palestras gratuitas no Hospital Santa Izabel, com explanações de médicas mastologistas sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional da Bahia. Voltado para os pacientes da unidade hospitalar, o clico de orientações será realizado em 21 de outubro, às 8h, no Ambulatório Silva Lima, e no dia 22, na Unidade de Quimioterapia SUS e no IBC – Instituto Baiano do Câncer, respectivamente, às 11h e 14h.
Quando o câncer de mama é descoberto em estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%. Mas no Brasil a doença ainda é a segunda maior causa de morte entre as mulheres. O país registra mais de 57 mil novos casos e cerca de 12 mil mortes por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia. Na campanha de prevenção deste ano, a entidade aborda a Lei nº 12.802/13, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar a cirurgia de reconstrução mamária no mesmo procedimento cirúrgico no qual as mamas forem retiradas (mastectomia), com exceção das pacientes que não tiverem condições clínicas para a cirurgia.
Assistência Integrada – O sucesso do tratamento e a redução dos riscos de complicações estão diretamente ligados ao aprofundamento técnico, científico e acadêmico dos centros de terapia oncológica e equipes multidisciplinares. Referência estadual no tratamento do câncer, o Hospital Santa Izabel oferta assistência integrada com serviços especializados, ágeis e seguros de diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, radioterapia, urgência e internação. Atualmente, 96 mulheres estão em tratamento contra o câncer de mama no Santa Izabel, com volume de 1.160 sessões de quimioterapia e radioterapia por mês.