Hospital Santa Izabel reforça luta contra o câncer de próstata

Hospital Santa Izabel reforça luta contra o câncer de próstata

A Santa Casa da Bahia está apoiando a luta contra o câncer de próstata, durante todo o mês de novembro. Várias ações para chamar atenção da população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce já começaram a ser realizadas pelo Hospital Santa Izabel que, a partir da próxima sexta-feira (dia 13), inaugura exposição no Salvador Shopping intitulada “Barbearia Azul”.

A idéia central dessa exposição é ampliar o alcance social e explorar os diversos aspectos do movimento “Novembro Azul”, que atua no combate a um dos tipos de cânceres mais comum entre os homens.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o número de casos novos de câncer de próstata pode chegar a 60.180 por ano, superando o de mama, 52.680.

A exposição acontece no horário de funcionamento do Shopping, na Praça de Serviços G1, onde antes funcionava a loja do Esporte Clube Bahia. Ela ficará aberta ao público até o dia 25 de novembro.

Ao longo do dia, a exposição contará com a presença de um barbeiro para atendimento gratuito dos visitantes. Na ocasião, também serão promovidas palestras com profissionais do Hospital Santa Izabel e distribuição de material informativo sobre a doença. Ao final das palestras, os participantes ainda concorrerão ao sorteio de camisas oficiais do Bahia e do Vitória, autografadas pelos jogadores dos times.

Segundo o médico Humberto Ferraz, chefe do Serviço de Urologia do Santa Izabel, os homens, geralmente, têm mais resistência em ir ao médico e, principalmente, a fazer o exame de toque, que é uma das maneiras de detectar o câncer.

“A recomendação é que homens a partir dos 50 anos procurem um urologista para fazer a avaliação e o exame de sangue que analisa a dosagem do PSA. A chance de cura é maior quando a descoberta do câncer ocorre precocemente”, afirmou o urologista.