Cinco alunas da Escola de Informática e Cidadania Bairro da Paz, mantida pela Santa Casa da Bahia no Programa Avançar, desenvolveram um aplicativo chamado JC Bairro da Paz (Jornal Comunitário). O projeto foi escolhido como um dos 10 melhores entre as seis Escolas de Informática e Cidadania (EIC) de Salvador no concurso Apps Bahia, idealizado pela Recode – Reprogramar para Transformar, uma organização social voltada ao empoderamento digital, com atuação em todo o Brasil, na busca de formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos por meio do uso da tecnologia, em benefício à comunidade.
Aline, Alana, Rebeca, Juliana e Steffany, desenvolvedoras do projeto, compõem a turma infantil matutina da Escola de Informática e Cidadania. Elas contaram com o apoio do educador Carlos para a idealização e desenvolvimento de conteúdo do aplicativo, que tem o objetivo de informar a comunidade do Bairro da Paz sobre os acontecimentos locais. Além de notícias, ele também oferece fotos do Bairro da Paz, artigos para leitura, áudios informativos, vídeos e transmissões ao vivo. O aplicativo pode ser baixado por QR Code, disponível no link http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/jcbairrodapaz
Com 12 anos de fundação, a Escola de Informática e Cidadania (EIC) Bairro da Paz forma mais de 260 alunos por semestre. A EIC oferta cursos gratuitos a crianças, jovens e adultos da comunidade, nas áreas de informática infantil, desenho e pintura, informática básica e redes e manutenção. A EIC Bairro da Paz coleciona histórias de sucesso, histórias de pessoas que mudaram a própria vida com educação e capacitação. Muitos instrutores da EIC foram alunos da unidade e hoje são multiplicadores de conhecimento para centenas de pessoas, crianças, jovens e adultos.