Nesta terça-feira, 13 de dezembro, a Santa Casa da Bahia sediou, no Museu da Misericórdia, mais uma reunião do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), entidade que representa as Organizações Sociais de Saúde em âmbito nacional. Ao lado do presidente Instituto, Renilson Rehem de Souza, o provedor Roberto Sá Menezes foi o anfitrião do encontro, que contou também com a participação de outros 11 representantes de Organizações Sociais do país. Na ocasião, foram discutidos temas de interesse comum das instituições, como a regulamentação do terceiro setor, a limitação dos atuais contratos de gestão com entes públicos, além dos critérios para novos associados e ainda o planejamento estratégico para 2017.
Na segunda etapa da reunião, o Secretário de Saúde do Município de Salvador, José Antônio Rodrigues Alves, também participou, citando os desafios da atual conjuntura do cenário de saúde, sobretudo no que se refere a atuação e forma com que a sociedade e as entidades de regulação enxergam as Organizações de Saúde.
O Museu da Misericórdia também foi palco do início da fundação do IBROSS, há um ano. No último dia 24 de novembro, em São Paulo, o Instituto foi lançado oficialmente, com a presença de quatro governadores. Atualmente, 20 entidades são associadas. Além de associada, a Santa Casa da Bahia é um dos membros fundadores do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde. A instituição baiana também compõe a diretoria do órgão.