O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, teve participação de destaque no Encontro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que aconteceu em Salvador-BA, dia 26 de fevereiro. Na ocasião, ele integrou a mesa redonda “Desafios e Superação na Gestão das Santas Casas”.
Em sua apresentação, citou as dificuldades relacionadas ao subfinanciamento do SUS e os desafios de manter a sustentabilidade da Instituição. Também destacou a alta demanda por saúde pública em relação à capacidade de financiamento do Governo. Ainda revelou a limitação que possui para expandir os serviços na área de saúde privada, relacionada à necessidade de manter a filantropia. Como soluções, citou a Implementação de processos e rotinas consolidadas de Governança Corporativa e Assistencial, a aquisição e desenvolvimento de ferramentas de gestão modernas e sustentáveis, além do investimento em iniciativas que fomentam o desenvolvimento das áreas rentáveis da instituição. Ao final, destacou os avanços da Santa Casa da Bahia ao longo dos últimos anos, resultado de um consolidado trabalho de gestão e profissionalização.
O evento, promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (FESFBA), contou com a presença de gestores e representantes da Saúde de todo o país, como provedores de Santas Casas do interior da Bahia e de outras cidades do Brasil, a exemplo da de São Paulo, que também apresentou case de superação. “O Encontro despertou o setor para a retomada da luta pelas reivindicações em 2018. Temos que continuar atento porque o setor responde por 51% do atendimento SUS e, por isso, precisamos nos fortalecer para assegurar saúde de qualidade a quem mais precisa, destacou o presidente da FESFBA, Mauricio Dias.
Estiveram também presentes no encontro os secretários de Saúde do Estado e do Município, Fábio Vilas-Boas e José Antônio Rodrigues, respectivamente; o deputado federal Antônio Brito; a deputada estadual Fabíola Mansur; o vereador Edvaldo Brito; o presidente da Confederação Nacional das Santas Casas, Edson Rogatti.