A Santa Casa da Bahia compartilha a partir desta quarta-feira (04) sua experiência de décadas de gestão hospitalar eficiente e assistência qualificada à população na administração do Hospital Municipal de Salvador. Com um total de 210 leitos – 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica, o primeiro hospital municipal da capital baiana funcionará na Boca da Mata, na região de Cajazeiras, onde serão atendidos casos de urgência, emergência e ambulatoriais. A unidade foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto.
Para gerir o equipamento público nos próximos cinco anos, a Santa Casa da Bahia foi selecionada, enquanto Organização Social (OS), mediante chamamento público realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador. A reconhecida expertise da instituição na área de gestão hospitalar, segundo o provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes, vai contribuir para que o Hospital Municipal de Salvador funcione com sinergia e alta eficiência.
“Construído de forma muito qualificada pela gestão municipal, este hospital público será um local de cuidados humanizados, diagnósticos precisos e intervenções qualificadas e resolutivas, que reforçarão o secular papel da Santa Casa da Bahia de prestar serviços de qualidade à população”, afirma Roberto Sá Menezes.
O atendimento, exclusivo para pacientes do SUS, será escalonado progressivamente em duas etapas – envolvendo a primeira e segunda quinzena do mês de abril. A operação já inicia com dez leitos de UTI, três salas cirúrgicas e 30 leitos de internação. Também já começam a funcionar os serviços de imagem e laboratório, a agência transfusional, a central de material e esterilização e o setor de Emergência, a princípio com demanda referenciada por meio do encaminhamento de pacientes oriundos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ao final da primeira quinzena de abril, mais precisamente no dia 15, a capacidade de internação do Hospital Municipal de Salvador será dobrada, quando passam a ser ofertados mais 30 leitos de internação. Já em 30 de abril, a unidade terá novamente a capacidade de funcionamento ampliada e passará a contar com 90 leitos de internação. Também a partir de 30 de abril, começará a ser ofertado atendimento domiciliar a 60 pacientes/mês que apresentarem condição de alta hospitalar, mas ainda necessitem de alguns cuidados assistenciais. Nessa mesma data, o Setor de Emergência do hospital inicia o funcionamento em sistema porta aberta para atendimento adulto e pediátrico, utilizando a classificação de risco no acolhimento de pacientes.
O superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz, destaca a motivação da equipe profissional da Santa Casa da Bahia para ofertar ao SUS uma assistência de qualidade, que prioriza o acesso, acolhimento, satisfação dos usuários, além de custos e produtividade competitivos.