Foi instalada, nesta terça-feira (19), em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI) Santo Antônio, situado na Rua Ubatã (área verde), no Bairro da Paz, uma placa conscientizando os moradores da comunidade sobre a importância de não descartar lixo no local.
Administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), a unidade de ensino infantil, atende cerca de 100 crianças de forma gratuita e vinha sofrendo com a quantidade de resíduos jogados na porta, o que atraía ratos para o local.
Segundo a coordenadora do CEI Santo Antônio, Célia Guimarães, o mau cheiro também era bastante incômodo e chegava à cozinha onde são preparados os alimentos das crianças.
“É importante que todos façam a sua parte e incentivem os amigos e vizinhos a não jogarem lixo nesse local. Esse é um espaço de educação e de apoio à toda comunidade e precisamos da ajuda de todos para mantermos o ambiente limpo”, disse a coordenadora, durante uma reunião com os pais dos alunos.
A ação, desenvolvida pela equipe do setor de Meio Ambiente da Santa Casa da Bahia, também trouxe a iniciativa de realizar o plantio de mudas, com a ajuda das crianças, no local onde antes era depositado o lixo.
“Na maioria das vezes as pessoas querem se livrar do seu resíduo e não pensam no impacto negativo que podem causar ao próximo. Isso acontece não somente em Salvador, mas em diversos lugares do Brasil. As crianças estão sendo impactadas com esse descarte inadequado, pois sabemos que ele atrai vetores, como mosquitos, ratos e baratas. Precisamos de um ambiente sadio para que as crianças possam aprender a serem pessoas melhores do que as da nossa geração. Elas não podem pensar que desprezar os resíduos na rua é algo normal e não podemos deixar que as futuras gerações sofram com as ações negativas do presente”, pontuou a técnica de Meio Ambiente da SCMBA, Elínia Silva.
A coordenação do CEI também lembrou aos moradores da comunidade que os lixos devem ser colocados nas portas de suas respectivas casas, nos dias de terça, quinta e sábado, quando ocorre a coleta feita pelo caminhão da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).