Alunos do Programa Avançar, Centro de Referência em Promoção Social da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), participaram, na última sexta-feira (19), de um evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro.
O evento acontece no Programa Avançar desde 2019, exceto em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.
“Inicialmente, idealizamos um evento de valorização da estética negra, que foi ganhando novas ideias e se tornando o evento atual, com oficinas de capoeira, dança, brincadeiras, tranças, turbantes e acessórios relacionados à temática étnico-racial, com o objetivo de contribuir com o processo educativo e cultural do nosso público, desconstruindo os padrões de beleza e valorizando as raízes negras”, afirmou a assistente social do Programa Avançar, Milene Rocha.
As atividades tiveram a participação de alunos de todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, jovens e idosas.
Durante o desfile Beleza Negra, duas pessoas de cada curso oferecido no Avançar foram selecionadas para participar. O vencedor foi o estudante Márcio Misael dos Santos, de 14 anos, aluno do curso de maquiagem, que é oferecido pelo Avançar em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).
“Achei muito importante esse evento e me identifico muito bem, já que fala sobre nós, pretos e baianos. Salvador é cidade mais negra fora da África e, ainda assim, continua existindo o racismo e a intolerância religiosa. Esse tema é necessário para incentivar as crianças a serem contra o racismo e reconhecerem o poder da beleza negra”, disse Márcio.
A programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra teve parceria do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro da Paz e da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), órgão vinculado à Prefeitura de Salvador.