A Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) lançou, nesta segunda-feira (29), o novo Código de Conduta Ética da instituição.
O novo texto faz parte do processo de melhoria e qualificação contínua do Programa de Compliance da SCMBA, que faz parte da Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC) da instituição, e está disponível nos sites da Santa Casa da Bahia (www.santacasaba.org.br), do Hospital Santa Izabel (HSI) (www.hospitalsantaizabel.org.br) e na Intranet, para colaboradores.
O objetivo do documento é informar a todos os colaboradores e terceiros que exercem atividades em nome da SCMBA quais os princípios básicos que orientam as atividades da instituição; quais condutas são esperadas e quais não são permitidas; orientações para relações éticas; missão, visão e valores da SCMBA; recomendações sobre postura profissional e relações interpessoais, além de informações sobre como e onde fazer uma denúncia sobre supostas irregularidades. O Código também se atenta para questões relevantes como conflitos de interesses, relações com terceiros, assédios, recebimento de brindes e presentes, relação com o Poder Público, dentre outras.
O novo Código foi elaborado pensando em uma leitura mais fácil e objetiva, sendo que, sua versão é mais interativa, com a possibilidade de clicar direto no tópico desejado.
O Termo de Compromisso será assinado virtualmente pelo colaborador, através da plataforma de Educação a Distância (EAD).
“O conhecimento e o necessário respeito às regras estabelecidas no novo Código de Conduta Ética da Santa Casa da Bahia são fundamentos essenciais para todos, independentemente do cargo ou função que ocupem no relacionamento com a instituição. Além da atualização de temas já tratados na versão anterior, o novo Código também aborda novos assuntos, visando deixá-lo atualizado com temas atuais que envolvem a governança corporativa do mundo moderno”, pontuou o gestor da Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC), Renato Mendonça.
Segundo ele, o novo Código possui caráter de política geral de conduta, sendo aplicável a todos que, direta ou indiretamente, interagem com a SCMBA, a exemplo de gestores, colaboradores, clientes e fornecedores.
“O Código de Conduta Ética expressa, ainda que resumidamente, as regras e expectativas de conduta que a Alta Administração, através da Mesa Administrativa e do Provedor, quer ver praticadas de forma a garantir o perfil ético, de transparência e de integridade requeridos pela instituição”, ressaltou.
CLIQUE AQUI e confira o novo Código de Conduta Ética da Santa Casa da Bahia