O Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), foi convidado para participar do projeto “Museu Portátil - Edição de Bolso”, com curadoria da historiadora de arte Carolina Matos, e realizado em parceria com o Goethe Institut São Paulo; o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro; e o Wiki Movimento Brasil.
O objetivo do projeto “Museu Portátil” é digitalizar recortes de conjuntos memoriais GLAM (do inglês, galleries, libraries, archives & museums) para difusão nas plataformas Wikimedia, dentro do projeto Wiki Loves Bahia ("Wiki ama a Bahia").
Na Bahia, duas instituições foram convidadas para participar do projeto: o Centro de Memória Jorge Calmon e o Museu da Capitania de Ilhéus.
Na primeira semana de dezembro, profissionais do Centro de Memória Jorge Calmon participaram de um treinamento de digitalização para difusão online com a equipe do Núcleo de Digitalização do Instituto Moreira Salles. Todos os equipamentos para a digitalização de documentos foram doados ao Centro de Memória pelo Goethe Institut São Paulo.
Dentro do projeto “Museu Portátil”, o Centro de Memória disponibilizará digitalizados em 2D documentos relativos ao Banguê, que registra os enterramentos de pessoas escravizadas, realizados pela Santa Casa, que recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o diploma de Memória do Mundo.
Com o objetivo de democratizar o acesso à memória, todas as imagens serão disponibilizadas com licença livre e carregadas no Wikimnedia Commons, de forma aberta e acessível.
Ao final do processo, em fevereiro de 2022, será disponibilizada um manual online, com tutoriais ensinando como realizar a digitalização de forma descomplicada e acessível, para que outras instituições culturais também possam participar do projeto e disponibilizar partes do seu acervo online.