O professor e historiador baiano, Francisco Senna, ministrou uma palestra, na última sexta-feira (15), na Faculdade Santa Casa (FSC), sobre o Recôncavo Baiano.
O evento fez parte do ciclo de palestras Cultura e Prosa, promovido pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Na ocasião, o historiador contou sobre a formação do Recôncavo, desde as primeiras vilas até a formação dos municípios, citando importantes monumentos, como os engenhos de cana-de-açúcar, e dando destaque às localidades como Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Santo Amaro e São Francisco do Conde.
“O Recôncavo Baiano não é apenas é uma unidade territorial, é uma unidade cultural. O que se entende por Bahia quando pensamos na imagem do Estado não é a imagem do São Francisco, do Sul ou da Chapada Diamantina. A gente pensa no Recôncavo Baiano, nas cidades históricas, no ciclo da cana-de-açúcar, na Bahia de Todos-os-Santos, na colonização portuguesa com influência africana, que contribuiu tanto para a cultura local”, pontuou o historiador.
A próxima apresentação do ciclo de palestras Cultura e Prosa será no dia 11 de agosto, ministrada pelo cineasta Oscar Santana, com o tema “O Cinema na Bahia”.
As inscrições podem ser feitas através desse LINK. O ingresso por palestra custa R$40 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.