O cão Mick passou por treinamento especial para ajudar na recuperação dos pacientes e é agora o mais novo membro da equipe do Hospital Municipal de Salvador (HMS)
Cada vez mais popular, a terapia assistida por animais começou a trazer apoio terapêutico, conforto e alegria aos pacientes adultos e pediátricos internados no Hospital Municipal de Salvador (HMS). Este “trabalho” é feito pelo cão da raça Golden Retriever “Mick” que, além do temperamento adequado, passou por uma série de treinamentos e avaliações, incluindo a assepsia e a certificação das vacinações em dia.
Mantendo a reconhecida tradição da Santa Casa da Bahia de prestar cuidado humanizado, essa ação, explica o diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, foi elaborada de forma conjunta com as equipes assistenciais e de controle da infecção hospitalar, parceria com a DOGVILLE, assegurando o cuidado a saúde dos pacientes e colaboradores, e a segurança do animal. “É uma intervenção planejada que certamente alcançará efeito geral salutar aos pacientes e colaboradores do hospital”, afirmou o diretor.
O potencial terapêutico especial de Mick ficou evidente nas visitas piloto que ele fez ao HMS, quando, devidamente fardado e com crachá, visitou pacientes internados, trazendo alegria, entendimento emocional e uma ajuda a mais na recuperação. “Se pudermos ajudar a trazer um alento, um sorriso ao rosto de alguém, e dar-lhe um pouco de alívio durante o tratamento, então tudo vale a pena”, completou Dr. José Mário, Gerente Médico do HMS.