O historiador e doutor em História da Arte, Luíz Alberto Ribeiro Freire, ministrou uma palestra, nesta quinta-feira (6), na Faculdade Santa Casa (FSC), com o tema “A talha neoclássica na Bahia”.
O evento fez parte do “Ciclo de Palestras Cultura e Prosa”, promovido pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Durante a explanação, o professor contextualizou sobre o início movimento artístico que substituiu o barroco em grande parte das igrejas baianas durante o Século XIX.
“A talha neoclássica traz uma filosofia relacionada ao Iluminismo, à clareza, racionalidade, equilíbrio e harmonia. Então, o interior das igrejas passou a ter um ambiente mais claro, onde o branco prenominava e o dourado era restrito. Nas ornamentações foram retiradas as criaturas mitológicas que existiam na talha barroca, dando ênfase à arquitetura clássica, limitando a ornamentação aos motivos florais e fitomorfos”, explicou o historiador.
Segundo ele, em Salvador, mais de 20 igrejas fizeram a reforma, trocando a ornamentação do Século XVIII, barroca ou rococó, transformando o interior para o padrão estético neoclássico.
“Dentre elas podemos citar a Igreja da Piedade, que não sabemos se ela teve antes uma talha barroca. Temos a igreja do Convento da Palma que, embora não seja totalmente neoclássica, é de transição. Tínhamos também a igreja de São Pedro Velho, que foi demolida. No Pelourinho, podemos citar a igreja da Ordem III de São Francisco; a de São Domingos de Gusmão; a do Rosário dos Pretos; do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo; do Santo Antônio Além do Carmo e de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão”, pontuou.
A próxima palestra do “Ciclo de Palestras Cultura e Prosa” será no dia 3 de novembro, com o tema “A educação básica na Bahia: do império aos dias atuais”, ministrada pelo professor José Nilton Carvalho Pereira.
As inscrições podem ser feitas através desse LINK. O ingresso por palestra custa R$40 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.