Nesta quinta-feira (3) foi realizada a palestra com o tema “A educação básica na Bahia: do Império aos dias atuais”, ministrada pelo professor José Nilton Carvalho Pereira, na Faculdade Santa Casa (FSC), como parte do evento “Ciclo de Palestras Cultura e Prosa”, promovido pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa da Bahia durante todo o ano de 2022.
“Hoje, eu vim aqui inaugurar um novo método de palestra. Já dou aula há 50 anos e a ideia hoje é utilizar um método não-linear. Meu objetivo é habituar os professores a pensarem assim, através da lógica aristotélica. Quando falamos nos Jesuítas, falamos também sobre a gramática filosófica, a lógica, criada por Aristóteles”, pontuou o professor José Nilton.
“A educação atual está em decadência total porque abandonamos o pensar. As pessoas não pensam, apenas reproduzem. Sou de um tempo em que as pessoas faziam conta mais rápido que a máquina. Quem não pensa está atrofiando o cérebro. Vamos reaprender a usar o cérebro como Aristóteles fazia”, ressaltou.
A próxima palestra do “Ciclo de Palestras Cultura e Prosa” será no dia 1º de dezembro, ministrada pela jornalista Cleidiana Ramos, com o tema “Festas populares da Bahia”, encerrando o calendário de 2022.
As inscrições podem ser feitas neste LINK. O ingresso custa R$40 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. O pagamento pode ser realizado via PIX, através do e-mail centraldedoacoes@santacasaba.org.br ou por transferência e depósito no Banco do Brasil (Agência 3429-0 e Conta Corrente 6797-0). As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.