No último sábado (26) a Santa Casa da Bahia foi vencedora de duas premiações, na IV edição do Prêmio Project Management Institute (PMI) Bahia Melhores do Ano 2023.
Em primeiro lugar, venceu o projeto “Automação do Fluxo de Aprovação de Notas Fiscais”, apresentado por Karla Aleluia, coordenadora da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTI), e da consultora Danusa Rochinski.
Em segundo lugar ficou o projeto “Hospital Santa Izabel rumo ao Net Zero - Projeto Lavanderia Híbrida”, apresentado por Thiago Awad, engenheiro ambiental da Santa Casa da Bahia.
A premiação ocorreu durante o Seminário de Gestão, Projetos e Liderança (SGPL) 2023 e os projetos vencedores irão representar a Bahia no PMI Nacional.
O projeto de Automação do Fluxo de Aprovação de Notas Fiscais teve como objetivo automatizar os fluxos de alçadas de aprovação e envio de notas fiscais dos setores de Honorários Médicos e de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) para pagamento, trazendo mais agilidade, controle e segurança ao processo com a substituição do fluxo em papel pelo fluxo digital.
“Para a Santa Casa da Bahia, a importância do projeto se concentra no realinhamento de valor das equipes, liberando o tempo que antes era usado em etapas mecânicas para maior análise crítica na execução dos processos. A condução do projeto ser feita pela área de Tecnologia da Informação se destaca como um diferencial para o sucesso desse projeto. As ideias foram desenvolvidas em conjunto com as áreas envolvidas desde o início. Além disso, ter dentro da área de TIC um time de Projetos e Processos permitiu maior visão holística dos impactos e das interrelações ao longo da cadeia de valor, bem como pôr em prática as ferramentas de gestão de projetos”, pontuou Karla Aleluia, coordenadora da GTI.
Já o projeto Lavanderia Híbrida foi implementado entre julho de 2022 e abril de 2023, eliminando o uso de óleo de baixo ponto de fluidez (BPF), substituindo-o por energia elétrica, mantendo a compra de energia 100% renovável (eólica) para consumo, em complementaridade com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), menos poluente que o BPF.
“Os esforços do projeto Lavanderia Híbrida resultaram em um melhor conforto térmico para os colaboradores, redução do tempo de produção e ganhos significativos em termos ambientais e financeiros”, avaliou o engenheiro ambiental, Thiago Awad. “Essas reduções de emissões de gases representaram aproximadamente 21% da meta para 2030 do compromisso Race to Zero (RtZ), uma redução de 10% em relação ao ano base e uma alteração significativa no padrão de principais emissores de gases de efeito de estufa (GEE) do Hospital Santa Izabel (HSI)”, completou, ressaltando a importância da assistência à saúde sustentável.
“Para a Santa Casa ser finalista com dois projetos e, por fim, ganhar o prêmio PMI Bahia demonstra que ela possui práticas de gerenciamento de projetos consistentes. Isso indica que a empresa valoriza a excelência no planejamento, execução e controle de projetos, o que pode resultar em maior eficiência, entrega de projetos dentro do prazo e do orçamento, além da satisfação dos envolvidos. O prêmio também reflete um viés da cultura organizacional voltada para a inovação, colaboração e a busca por resultados de alta qualidade”, concluiu a diretora corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra.