A Gerência de Gestão de Pessoas (GGP) da Santa Casa da Bahia realizou, nesta sexta-feira (6), um evento, voltado para gestores, com o tema “Compreendendo e Valorizando a diferença”.
O encontro ocorreu das 8h às 11h, no auditório Jorge Figueira do Hospital Santa Izabel (HSI) e contou com palestra e apresentação de case de sucesso.
O objetivo do evento foi reforçar um dos valores da Santa Casa da Bahia, “A Gente Gosta de Gente”, valorizando um espaço de trabalho diversificado e com senso de pertencimento.
O primeiro painel foi apresentado pela historiadora Margot Azevedo, com o tema "Ver e enxergar - Somos todos Iguais?”.
“A igualdade de gênero está instituída nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). É preciso ter intencionalidade e representatividade para que os programas de diversidade sejam legitimados. ‘Enxergar’ pressupõe observar existências antes do que estou vendo. Cada um de nós tem uma história, um contexto, um caminho e a Santa Casa está vem se abrindo para olhar essas diferenças. Está nos valores da instituição, ‘a gente gosta de gente’, mas é preciso refletir de que gente estamos falando”, destacou a palestrante, Margot Azevedo.
Em seguida, foi apresentado o case “Inclusão de pessoas com Deficiência - Avanços e Desafios”, pela colaboradora do time de Gente e Gestão do Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre, Marlene Costa.
“É extraordinário esse momento de aprendizado que tem coerência com nossos valores. Nós estamos no início de outubro e estamos ainda no eflúvio do ‘Setembro Amarelo’. Muito do agravo à saúde mental repousa suas raízes na falta de inclusão, de entender o lugar das pessoas. Nossa função é perceber essa dor e ajudar”, pontuou Mônica Bezerra, diretora corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia.