Nesta segunda (17), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, realizou a entrega do projeto de requalificação e restauro do Museu da Misericórdia, situado no Centro Histórico de Salvador.
As obras tiveram início em agosto de 2021, coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) com recursos da Prefeitura Municipal de Salvador e do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça.
Com investimentos na ordem de R$ 11,3 milhões, a obra contemplou a ampliação e construção de novos espaços expositivos, auditório para 100 pessoas, laboratório de conservação e restauro, além da restauração da Igreja da Misericórdia, incluindo teto artístico e forro com 45 painéis de pintura. Também foi realizada a instalação de elevador que possibilitará mais acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.
“Desde que o Museu foi aberto, em 2006, nós desejávamos a realização de um projeto como esse e, somente agora, tivemos a oportunidade. Graças ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos e à Prefeitura pudemos recuperar todo o rico acervo da igreja. Foi muito importante também a ampliação e restauração da sala de exposição para os quadros de José Joaquim da Rocha, que são de inestimável valor histórico. Aqui, nesse prédio, foi onde começaram as atividades da Santa Casa da Bahia e toda essa representação artística diz muito sobre o que somos e o que representamos para o povo da Bahia. É fundamental a preservação dessa memória, mantendo nossa cultura viva até os dias atuais”, disse o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.