HMS realiza primeira cirurgia de tumor cerebral com o paciente acordado

HMS realiza primeira cirurgia de tumor cerebral com o paciente acordado

A alta capacidade técnica da equipe médica aliada à estrutura do centro cirúrgico e à resolutividade de uma unidade hospitalar de grande porte contribuíram para que o Hospital Municipal de Salvador (HMS) realizasse no dia 30 de abril mais uma cirurgia de tumor cerebral, sendo a primeira com o paciente acordado.

O procedimento, considerado muito bem sucedido, foi conduzido por equipe multiprofissional liderada pelo neurocirurgião Dr. Carlos Bastos, com o neurocirurgião Dr. Tancredo Alcântara, e o neurofisiologista Dr. Marco Novaes; além da anestesiologista Dra. Magnólia Granja.

Também chamada de craniotomia acordada, a cirurgia cerebral com paciente acordado é indicada para tratar algumas condições cerebrais, a exemplo de determinados tumores cerebrais, e casos específicos de epilepsia.

Por ser menos invasivo, este procedimento oferece muitas vantagens para o paciente, possibilitando a retirada de uma área maior do tumor, com preservação da função cerebral, e tem se mostrado eficaz para reduzir complicações e danos ao tecido cerebral.

“É mais um procedimento de alta complexidade que o HMS realiza com segurança e alta performance, reafirmando a cada dia sua importância e protagonismo na saúde pública da capital baiana”, comemorou o diretor geral do Hospital Municipal de Salvador, Gustavo Mettig.