“A importância da Comissão de Ética” foi o tema da roda de conversa que reuniu ontem (5) no Hospital Municipal de Salvador (HMS) o Dr. Jorge Cerqueira, coordenador das Comissões de ética do Cremeb, a Dra. Camila Vasconcelos, advogada especialista em Direito Médico, Gustavo Mettig, diretor Geral do HMS, Dra. Priscila Carvalho, gerente Médica do HMS, Dra. Natallie Brugni, presidente da Comissão de Ética Médica do HMS e a Dra. Anna Carolina Maia, integrante da Comissão de Ética Médica do HMS.
Durante o encontro, Dr. Jorge Cerqueira, conselheiro decano do Cremeb, ressaltou a importância das Comissões de Ética, instituídas de acordo com as normas emanadas do Conselho Federal de Medicina (CFM), como é o caso da atuante Comissão de Ética do Hospital Municipal de Salvador. As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde. Suas funções são educativas, fiscalizadoras e investigatórias do desempenho ético da medicina.
Os participantes avaliaram positivamente esta realização. Gustavo Mettig ressaltou o compromisso institucional do HMS com a ética na gestão e na relação com colaboradores, corpo clínico, pacientes, familiares e a sociedade. “A ética é tema fundamental para quem cuida da saúde e do bem estar das pessoas. Aqui no HMS, unidade pública do poder municipal, administrada pela Santa Casa da Bahia, buscamos sempre fortalecer nossas práticas e decisões baseadas na ética, integridade e transparência.”, afirmou