O Campo Santo é o cemitério mais tradicional de Salvador, fundado em 1836. Foi comprado pela Santa Casa da Bahia em 1840. Após forte resistência da população, que não aceitava sepultamentos ao ar livre, iniciou suas atividades em 1844. O prestÃgio e a credibilidade da Santa Casa foram fundamentais para que as pessoas passassem a aceitar os enterros em áreas externas, já que naquela época o comum eram sepultamentos em Igrejas.
Hoje o Campo Santo é também o cemitério mais moderno da Bahia. São mais de 62.000m​²​ de área construÃda, com mais de 40 mil equipamentos, entre ossuários duplos e quádruplos, jazigos e gavetas.
O Campo Santo dispõe de toda a estrutura para receber as famÃlias, incluindo oito salas para velórios, capela para missas e vigÃlias, carro elétrico, cerimonialista, além do mais moderno crematório do estado e uma das salas ecumênicas de cerimonial de despedida mais modernas do mundo, equipada com projeção de imagens, som, chuva de pétalas de rosas e efeitos especiais.
Em 2017, o Campo Santo inaugurou uma nova ala, composta por centenas de novas gavetas de sepultamento certificadas com selo verde, mais do que duplicando a capacidade de atendimento do cemitério. ConstruÃdas com o exclusivo sistema Eco No-Leak, totalmente informatizado, as novas gavetas são capazes de tratar de forma autônoma de todos os gases emitidos pela decomposição, gerando menos resÃduos e menor impacto ambiental.
O cuidado com o meio ambiente sempre foi um princÃpio para o Cemitério da Santa Casa. O Campo Santo possui Licença Ambiental e equipamentos com Selo Verde de Sustentabilidade. Entre as práticas adotadas que diminuem o impacto ambiental, está a redução de insumos e o controle de emissão de gases de efeito estufa.
Nos próximos anos, o Campo Santo planeja mais uma nova e moderna ampliação, com a verticalização da estrutura, ampliando sua capacidade, um novo acesso, e estacionamento, colocando o Cemitério Campo Santo entre os maiores complexos funerários da América Latina.
ONDE A MORTE GERA VIDA
E como tudo que envolve a Santa Casa é um trabalho a serviço do bem, no Campo Santo toda a renda é revertida para os projetos sociais da instituição, que atendem continuamente cerca de duas mil pessoas, através de Centros de Educação Infantil, cursos de capacitação, projetos de promoção social e iniciativas de apoio à cidadania.